Banco Parado – Greve empurra usuário para casas lotéricas.

Lotérica I 21.10.03

Por: sync

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A greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) em Rio Preto fez aumentar em 20% o movimento nas casas lotéricas da cidade. Os usuários dos serviços de auto-atendimento tiveram de recorrer às lotéricas para realizar operações como saques, depósitos e pagamentos de contas. Os funcionários da CEF estão em greve desde sexta-feira, dia 17. Ontem, o Sindicato dos Bancários de Rio Preto impediu a entrada dos clientes nos terminais de algumas agências da cidade. Foi o que aconteceu com a comerciante Vilma Gomes dos Santos que não conseguiu efetuar um depósito no auto-atendimento da CEF, numa agência na região central da cidade. Por causa da greve, a comerciante também deixou de efetuar um pagamento que não poderia ser feito em casas lotéricas ou nos terminais. “Não sei o que vou fazer”, reclamou.
De acordo com Manoel Gonçalves, superintendente de negócios da Caixa, a paralisação dos bancários impede que sejam realizados aproximadamente 280 atendimentos sociais como a entrada no seguro-desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), abertura de contas e pagamentos exclusivos feitos nas agências. “Há prejuízo para a população”, afirma. Segundo ele, um grupo de funcionários continua trabalhando para garantir o mínimo de atendimento, processamento de informações e “retaguarda para as casas lotéricas”. Gonçalves confirma que houve aumento dos saques e depósitos nas lotéricas da cidade. A informação é confirmada pela gerente da Lotérica Beco da Sorte, Patrícia Honório. “Com a greve, o número de depósitos e saques cresceu 20%”, garante.

O engenheiro civil Adilson Renato Di Bernardo esteve na lotérica para tentar depositar um cheque mas os depósitos nesses estabelecimentos devem ser em dinheiro. “Eu dependo do pagamento deste cheque para quitar outras contas”, queixou-se. De acordo com o diretor do Sindicato, Luiz Antônio Funes, a intenção dos bancários não é prejudicar a população. “Queremos chamar a atenção da empresa para adotar a mesma política praticada para os funcionários do Banco do Brasil”, conclui. Os grevistas querem reajuste salarial linear de 12,6%, e correção da cesta-alimentação de R$ 80 para R$ 200. A CEF oferece 12,6% sobre o salário padrão e demais verbas, exceto ajuste da cesta-alimentação. O movimento continua hoje. Segundo a Confederação Nacional dos Bancários (CNB), a greve atinge 21 capitais do País.
Diário da Região (S.J.do Rio Preto) – Vinicius Carrasco

Sincoesp pede plano emergencial à CAIXA.
Assessoria de Imprensa Sincoesp
Devido à greve na Caixa Econômica Federal a diretoria de nosso sindicato já tomou algumas providências para garantir que os lotéricos não sejam prejudicados com a paralisação nas agências.  Publicamos abaixo o documento onde o presidente do Sincoesp, Luiz Carlos Peralta, solicita  ao Banco um plano de emergência para atendimento a toda a Rede Lotérica. SÃO PAULO, 20 DE OUTUBRO DE 2003. 
A GECOR/SUALOC/C CAIXA SEGUROS 
Senhores,Devido à greve dos  funcionários das agências da Caixa Econômica Federal, iniciada na última sexta-feira, os empresários lotéricos estão hoje impossibilitados de efetuar o depósito dos valores  recebidos no movimento da loja neste fim de semana. Ocorre que  esta situação adversa  trará  ao empresário a responsabilidade da guarda de um numerário acima dos valores cobertos pela apólice seguros , além do eminente problema do saldo devedor  , já que não consegue fazer os depósitos para cobrir  sua conta .Solicitamos seja  proposto um plano emergencial, para que este problema possa ter uma solução,  sem prejuízo ao empresário lotérico  caso ele venha a sofrer um sinistro. Sugerimos se contrate  o recolhe do numerário e, caso isso não seja possível que a CEF assuma o risco deste excesso de numerário, e que não haja cobrança de juros e multa por saldo devedor nas contas.Quanto aos Bilhetes da Loteria Federal, há a necessidade também de um Plano de Ação para que o empresário possa retirar os bilhetes da Loteria Federal de quarta-feira e sábado, que não foi possível, pois as agências estavam fechadas na sexta-feira. Esperando contar com a atenção e presteza para a solução desses dois assuntos de igual importância, aguardamos um breve retorno,  Com respeito,Luiz Carlos Peralta – Presidente

Caixa mantém atendimento.

Assessoria de Imprensa da Caixa
Em relação ao movimento grevista que atinge seus pontos de atendimento, a Caixa Econômica Federal informa que no dia de hoje, segunda-feira (20/10), 86,6% das agências de todo o país funcionaram normal ou parcialmente.
A CAIXA paga atualmente o mais alto salário de entrada da categoria dos bancários. A proposta da instituição foi a melhor desde 1995 e resultou de um trabalho conjunto com a representação dos seus empregados. Além disso, a proposta é superior, em termos percentuais, à proposta da Fenaban para a cesta alimentação.
Ao todo, 1.732 das 2.000 agências da CAIXA estão funcionando normal ou parcialmente em todo o Brasil. Em caso de encontrar dificuldade em ser atendido, a CAIXA lembra que o cliente pode se dirigir a outros pontos da rede da CAIXA onde é possível realizar mais de 70% das operações da instituição: são 9.000 casas lotéricas, 2.108 correspondentes bancários, 1.100 pontos de atendimento eletrônicos (caixas automáticos) e salas de auto-atendimento em todo o país. Além disso, é possível também utilizar a internet, por meio do endereço eletrônico (www.caixa.gov.br).
Os serviços de compensação bancária e os sistemas de processamento continuam funcionando normalmente.
Abaixo, uma lista das operações mais comuns que podem ser realizadas fora das agências:
TERMINAIS ELETRÔNICOS (caixas automáticos e salas de auto-atendimento):
Saques
Depósitos em dinheiro ou cheque
Consulta e retirada de saldo/extrato
Transferências
Retirada de folha de cheque
Pagamento de contas (não vencidas)
Agendamento de pagamentos e DOC
Pagamento e de cartão de crédito
Bloqueio de cartão
Saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação, Auxílio-Gás etc), com o cartão magnético
Empréstimo Pessoal (CDC)
Penhor (renovação e pagamento de cautela)
Resgate de investimento
LOTÉRICAS:
Saques (até R$ 1.000,00)
Depósitos (até R$ 500,00)
Consulta e retirada de saldo/extrato
Saque de FGTS (até R$ 300,00), com cartão do cidadão
Recolhimento de FGTS (até R$ 1.000,00)
Saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, Seguro-Desemprego, Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação, Auxílio-Gás etc), com o cartão magnético
Pagamento de contas (atrasadas: somente com orientação de cálculo no boleto ou com cobrança de multa na fatura seguinte)
Penhor, desconto de cheques ou duplicatas, além dos serviços que necessitam de análise cadastral e de risco (como crédito e financiamento habitacional), ou assinatura do cliente (ex: abertura de conta), apenas podem ser realizados nas agências.
Para demais informações, a CAIXA coloca à disposição dos clientes o telefone 0800.550101 ou 6612.2600 para a Grande São Paulo. 

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