Caixa anuncia reajuste de 14, dos 44 serviços da Rede, e mantém boletos de outros bancos sem atualização há três anos

Lotérica I 02.06.16

Por: sync

Compartilhe:

 

A Megasemena de Protestos organizada pela Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – FEBRALOT, que restringiria a prestação de alguns serviços na Rede Lotérica, entre os dias 04 e 11 de junho, não precisou sair do papel, totalmente, e já obteve o reajuste parcial dos serviços prestados pela Rede Lotérica.

Nesta terça-feira (31), a Caixa Econômica Federal, através das suas Superintendências Regionais, convocou a maioria dos empresários Lotérico, para o café da manhã de celebração do Dia dos Lotéricos, comemorado dia 26 de maio.

Na ocasião, ao invés da tradicional entrega de brindes, canetas, bloquinhos, além de um ‘seco’ parabéns pelo dia da categoria, e as promessas de reconhecimento da parceria, a Caixa realizou um vídeo conferências entre as Superintendências Regionais e a sede, em Brasília, com a participação do diretor Executivo de Estratégia de Canais e Operações do Varejo, Édilo Ricardo Valadares.

E, Valadares anunciou, a tabela das tarifas dos serviços da Rede que, teria novos valores com vigência a partir do dia 01 de junho.

Do total de 44 serviços prestados pela categoria, sendo 16 pagamentos e 28 recebimentos, a Caixa reajustou 14 serviços. E deixou de fora, o reajuste dos boletos bancários, pela segunda vez, sem atualizações desde 2013.

Conforme o levantamento realizado inicialmente pelo SINCOESP, o reajuste oferecido pela Caixa, sobre alguns produtos, representa 6,53% na arrecadação de tarifas de uma casa lotérica, de porte médio (o impacto varia de loja para loja). A variação do INPC desde o último reajuste das tarifas, ou seja, outubro de 2014 é de 17,31%. Como de costume, o reajuste apresentado pela Caixa, não cobre a perda econômica da categoria.  

Este cálculo foi realizado conforme o volume de transações fornecido pela Caixa em virtude do processo judicial dos Sindicatos do Sul, e levam em consideração o volume Nacional/Ano. Não foram considerados para o cálculo da média ponderada, as tarifas de arrecadação de contribuição sindical, pagamento de seguro desemprego, cadastramento e recadastramento de senhas, pela baixa representatividade no volume de operações realizadas pela Rede.

O reajuste também deixou de fora, a tarifa do saque compartilhado do Banco do Brasil, e o recebimento de boletos de outros bancos. Segundo a Caixa, esses serviços ainda serão reajustados.

Manifestação obteve resultado, parcial, sem sair do papel

Os preparativos para divulgação da Megasemana de Protestos já estavam nas etapas finais. Os adesivos já tinham sido elaborados, pela maioria dos Sindicatos Estaduais, a mídia social mobilizada. Os ofícios do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Presidente Interino, Michel Temer, já tinham sido protocolados. E, a divulgação da manifestação para a toda a imprensa nacional (jornal, tv, rádio, internet) estava apenas aguardando o desfecho do café da manhã da Caixa, pois, seria necessário mudar a estratégia de ação, conforme o resultado do evento.

De certo, o movimento organizado pelos Sindicatos mexeu com a diretoria da Caixa, pois, se não fossem os preparativos para a Megasemana de Protestos, nada teria sido anunciado pela permitente, na última reunião. A preocupação foi tamanha, que, pela primeira vez, realizaram um vídeo conferência, entre diretores e lotéricos. Só se sabe de atitude parecida, quando e 2010, a Caixa apresentou as modificações da Mega da Virada que aconteceria naquela ocasião.

De certo, que o reajuste das tarifas dos boletos de outros bancos, e a transferência de titularidade não foram aprovadas, e é o maior interesse do setor. Por isso, os diretores da FEBRALOT, e alguns Presidentes Sindicais que estão em Brasília, desde ontem, 31, pretendem apresentar novas análises sobre a Manifestação da Rede Lotérica, que, sem sair totalmente do papel, mexeu coma tranquilidade da Caixa. Então, saberemos quais serão os próximos passos da categoria. (Informativo SINCOESP)

Comentar com o Facebook