Casas lotéricas e correspondentes bancários são alvos de revolta em Uberaba
Com os pagamentos de servidores públicos municipais, estaduais e benefícios do INSS nos primeiros dias de cada mês, o cenário que se vê é de filas enormes e reclamações da população de maneira geral nas casas lotéricas e correspondentes bancários. Nos bancos, os caixas eletrônicos também ficam superlotados.
Há casos de pessoas que ficam aguardando atendimento por mais de 50 minutos nas casas lotéricas. Além das filas, os consumidores, muitas vezes, têm que lidar com problemas técnicos nos equipamentos, que prejudicam o atendimento.
O acúmulo de clientes gera filas que não cabem dentro do estabelecimento. Nesse caso, as pessoas ficam na calçada, de pé e expostas ao sol. “O problema se agrava em dias de vencimento de contas de água, luz e telefone e quando as loterias acumulam e pagam prêmios maiores do que em concursos normais. Nessas datas, fica comprovada a falta de estrutura de alguns postos”, desabafou o mecânico Jair Teodoro.
O acadêmico do curso de Direito, Darci Vieira, acredita que a principal causa do problema das longas filas é o redirecionamento de serviços que os bancos fazem para as casas lotéricas. “A iniciativa da rede bancária fere os direitos do consumidor, que tem a garantia de escolher livremente o local para pagar contas, independentemente do valor. As empresas de água, luz e telefonia têm convênio com os bancos e a recusa é ilegal”, elucidou.
A recepcionista Dalva Cardoso pondera que deveria haver um projeto de lei visando limitar o tempo máximo de espera nas filas para atendimento nas casas lotéricas e correspondentes bancários. “Fui pagar um boleto e fiquei quase uma hora na fila aguardando o atendimento. Isso é um absurdo, a demora é grande e cansativa. Para o trabalhador, o horário de efetuar pagamentos é após as 18h, horário que todas as lotéricas estão lotadas”, reclamou.


