FEBRALOT e Frente Parlamentar garantem apoio da Caixa ao Projeto de Lei 7306/2017

Lotérica I 11.05.17

Por: sync

Compartilhe:

No início de maio ocorreu em Brasília uma reunião agendada e confirmada pela presidência do SINLOBA com o secretário de Governo da Presidência da República, Antonio Imbassahy onde estiveram presentes o SINLOBA, FEBRALOT e vários deputados da Frente Parlamentar.

Durante esta reunião o ministro foi informado da situação crítica que vem passando toda rede lotérica e, ao perceber a seriedade dos problemas, de imediato, entrou em contato com o presidente da Caixa Econômica Federal solicitando uma reunião de todos os presentes na sede. Esta reunião foi realizada nesta quarta-feira (10).

O ministro Imbassahy comprometeu-se em dar todo o apoio necessário para a solução definitiva dos problemas financeiros enfrentados pela rede lotérica, o que o torna mais um aliado da rede lotérica em busca de uma solução definitiva dos problemas da classe.

Na reunião desta quarta-feira, no prédio da Matriz da CAIXA, o encontro se deu no gabinete da presidência, onde estiveram presentes o presidente da FEBRALOT, Jodismar Amaro e seus vices presidentes Marco Antonio Kalikowski e Aldemar Mascarenhas; os deputados da Frente Parlamentar de Apoio aos Lotéricos, Deputado Goulart (PSD-SP), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Julio Cesar (PSD-PI), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Julio Lopes (PP-RJ) e Mauro Pereira (PMDB-RS). Pela Caixa estiveram o presidente do banco Gilberto Occhi; o vice-presidente José Henrique Marques da Cruz e a vice-presidente de Fundos de Governo e Loteria, Deusdina dos Reis Pereira. Além destes executivos, vários outros ligados à área de loterias também estiveram presentes.

Nesta oportunidade todos os deputados, que já confirmaram o seu comprometimento com a rede lotérica, manifestaram-se em apoio ao pleito dos empresários da categoria. A FEBRALOT através de seu presidente Jodismar Amaro, apresentou os principais problemas que afetam a rede lotérica, como:

Jogos e Tecnologia

Destacou-se a falta de prioridade por parte da TI-CEF na implantação de novos jogos comprometendo muito o desempenho da arrecadação da rede. Assim como foi mencionado os graves problemas de comunicação que nos últimos dias tem assolado a rede lotérica.

Foram solicitados esclarecimentos mais precisos de como funcionará as vendas de apostas das Loterias Caixa através da internet e como será a participação dos empresários lotéricos neste processo.

Com relação a estes dois tópicos a Caixa, através do pronunciamento de seu presidente, ficou de estudar uma maior importância a ser dada para a renovação do portfólio de produtos lotéricos e adotará todos as soluções possíveis para corrigir os problemas atuais de sistema. 

Sobre os jogos administrados pela gestora através da Internet, ficou acertada pela vice-presidência de Loterias uma reunião para o próximo dia 17 de maio com todos os presidentes de sindicatos estaduais e, nesta reunião, será esclarecido e divulgado todo o processo, desde a comissão a ser revertida para os empresários até a forma de seu envolvimento.

Também foram solicitadas ações imediatas com relação ao transporte de valores e tarifas. Occhi, mais uma vez pronunciou-se, e esclareceu que em breve serão anunciadas medidas de correção de valores visando melhorar a situação em que encontram-se os empresários. As medidas relacionadas ao transporte de valores poderão ser inclusive anunciadas até a audiência pública, pois encontram-se em fase final de acertos para sua implantação.

A FEBRALOT destacou que, no entender da federação não é possível mais aceitar exclusivamente ações emergenciais. A rede precisa de uma solução dos problemas com ações definitivas. No entender da FEBRALOT, é necessária a aprovação do Projeto de Lei 7306/2017. Projeto este que contempla uma correção imediata de todas as tarifas bem como um modelo que permitirá uma atualização de valores sempre que os valores movimentados pela rede lotérica sofram um incremento.

Consultada pela Federação sobre o posicionamento da Caixa sobre o projeto de lei, o banco declarou não ser contrária à mesma, porém manifestou a preocupação que ao majorar as tarifas o repasse destes valores às concessionárias poderá provocar um desvio dos serviços da rede lotérica para outros correspondentes bancários, mas se o PL envolver todos os correspondentes, aí não haverá mais nenhuma oposição da Caixa para sua aprovação.

A FEBRALOT e os parlamentares presentes pronunciaram-se a respeito do projeto esclarecendo que o mesmo já contempla em seu escopo que sejam aplicados a todos os correspondentes e não somente aos lotéricos.

Acertado que se o projeto realmente envolva todos os correspondentes e com pequenos ajustes em seu texto, Occhi declarou não ser contrário a aprovação do PL. O dirigente acredita que este será o melhor caminho para uma solução definitiva de todos os problemas de atualização de tarifas.

“Estes foram os temas abordados. Agora a responsabilidade passa a ser de todos”, informa o comunicado da FEBRALOT.

Mobilização para a audiência pública

O Projeto de Lei resolve os problemas de tarifas e como afirmado acima pelo presidente da Caixa, não há restrições por parte da entidade. Desta forma, será necessário o apoio de toda categoria para que este desejo passe pela audiência pública do dia 23 de maio. Quanto maior o apoio da Rede para esta audiência mais rápido acontecerá a aprovação do projeto.

“A FEBRALOT conta com a participação de todos. Destacamos que é fundamental a mobilização de todos os empresários em Brasília e estamos montando uma estrutura para que as manifestações possam ocorrer de forma ordenada e responsável. Serão fornecidas camisetas, lanches, água e carros de som para aqueles que não puderem estar dentro do auditório Nereu Ramos. Também serão colocados telões em pontos estratégicos para que todos possam assistir a audiência. A Federação está verificando com a TV Câmara a possibilidade de transmissão ao vivo. A Categoria tem um encontro marcado com seu futuro no dia 23 de maio, em Brasília. #LotéricosValemMais”, convocou o presidente da FEBRALOT, Jodismar Amaro. (Imprensa FEBRALOT)

Comentar com o Facebook