IGT processa Comissão de jogos de azar do Reino Unido por falha na oferta de loteria do parceiro Camelot

A IGT alega que a Gambling Commission – UKGC violou suas obrigações de fornecer um processo de aquisição justo e transparente, de acordo com documentos judiciais publicados no Times de Londres.
Camelot também fez uma alegação semelhante em um processo separado. Outro licitante derrotado, o bilionário britânico Richard Desmond, lançou sua própria contestação legal no início deste mês.
A gigante global de jogos é parceira de tecnologia da Camelot. A empresa encerrou o contrato após 28 anos de operações ininterruptas.
Dobrando as regras
Ambos os processos da Camelot e da IGT estão centrados na alegação de que o UKGC “mudou as regras” nas semanas finais do processo. O Telegraph alega que um desconto de “fator de risco” de até 15% deveria ser aplicado às projeções financeiras feitas por cada licitante.
Isso foi inicialmente levado em consideração nos lances, o que tornaria Camelot o vencedor. Mas foi descartado na decisão final, de acordo com o The Telegraph.
Allwyn afirmou que levantaria £ 38 bilhões (US $ 50 bilhões) para boas causas, uma quantia muito maior do que Camelot projetou em sua oferta e, portanto, sem dúvida mais arriscada. Embora certos detalhes das propostas e pontuações finais tenham sido envoltos em sigilo, o processo da IGT revela que Allwyn obteve 87,2% e Camelot 85,7%. Ambos pontuaram um “fator de risco” de zero.
“É implausível que ambos os licitantes possam racionalmente… ter recebido a mesma pontuação de 0%”, afirma a IGT em seu processo.
A IGT quer que a decisão do UKGC seja anulada. Ele também quer receber indenização por perda de lucro e custos associados ao apoio à oferta de Camelot.
Controvérsia da Rússia
A controvérsia em torno da decisão aumentou um pouco na semana passada, depois que o The Mail on Sunday informou que o presidente do comitê do UKGC que avaliou as ofertas havia sido estranhamente cauteloso sobre seus laços com o setor financeiro da Rússia.
Stephen Cohen , presidente do National Lottery Competition Committee (NLCC), dirigia o braço de fundos de hedge da Troika Dialog, uma vez descrito como “o banco de investimento preferido do Kremlin”, trabalhando sob Andrey Sharonov, ex-vice-ministro da economia de Putin.
Mas esse detalhe não foi mencionado em sua biografia no site do UKGC nem em sua página do LinkedIn e também foi omitido no anúncio do governo de sua nomeação em 2020
Enquanto isso, a Saska é de propriedade do magnata tcheco de petróleo e gás Karel Komarek, que também tem laços comerciais com a Rússia.
Em 2016, a empresa de Kormarek, MND, construiu uma instalação subterrânea de armazenamento de gás na República Tcheca em parceria com a gigante de energia estatal russa Gazprom.
Kormarek condenou publicamente a invasão da Ucrânia pela Rússia. (Casino.Org)