MGM perde US$ 4,2 milhões a US$ 8,4 milhões por dia por causa de ataque cibernético
A MGM Resorts International pode estar perdendo entre US$ 4,2 milhões e US$ 8,4 milhões em receita diária e cerca de US$ 1 milhão em fluxo de caixa todos os dias em que estiver sob um ataque cibernético, disse um analista da indústria de jogos em um relatório de domingo a investidores.
David Katz, analista de ações do Jefferies Group, com sede em Nova York, em um relatório semanal sobre empresas de jogos, hospedagem e lazer, atualizou suas avaliações de quinta-feira da MGM e da Caesars Entertainment Inc., que incluíam uma estimativa de que a MGM poderia ter um impacto de 10% a 20% na receita e no fluxo de caixa “para os dias em que as condições atuais existirem”.
A MGM entrou no domingo em sua segunda semana de operações após uma violação de segurança cibernética. Analistas da Jefferies dizem que a MGM gera cerca de US$ 42 milhões em receita e US$ 8 milhões em fluxo de caixa diariamente em toda a empresa.
A receita é a quantidade de dinheiro gerada por meio de vendas e investimentos, enquanto o fluxo de caixa mede o caixa líquido e equivalentes de caixa que estão sendo transferidos para dentro e para fora de uma empresa.
Funcionários da MGM disseram no domingo que não havia atualizações sobre o status dos sistemas de computador da empresa e nenhuma nova informação foi publicada na página de internet de “perguntas frequentes” da empresa que foi lançada na manhã desta sexta-feira.
Mas não faltaram reclamações de pessoas sobre a situação.
Houve relatos espalhados por e-mail de pessoas de todo o país para o Review-Journal dizendo que eram funcionários da MGM que não haviam sido pagos até sexta-feira. A empresa disse na sexta-feira que a folha de pagamento foi cumprida conforme planejado.
Outros reclamaram que não havia funções úteis nos sites restaurados. Os clientes ainda podem fazer reservas ligando diretamente para uma propriedade ou usando aplicativos de reserva de terceiros.
Um repórter do Review-Journal que jantava no Babette’s Steakhouse, no Park MGM, disse que um garçom indicou que o sistema de computador do restaurante estava continuamente lento porque os controles não podem ser fechados. Além disso, todos os alimentos devem ser pedidos de uma só vez porque as guias de despesas não podem ser reabertas. Também não há divisão de cheques dentro de um partido e nem divisão de métodos de pagamento.
Os ganhos das slot machines em operação tinham que ser pagos manualmente pelos funcionários porque alguns sistemas de entrada e saída de bilhetes não estavam funcionando.
Motoristas da Uber e da Lyft contatados pelo Review-Journal disseram que os problemas da MGM eram um tópico constante de frustração com seus passageiros. Alguns disseram que esperaram muito tempo para que os funcionários pagassem seus ganhos de slot machines.
O supermercado 2023, uma convenção de três dias de marcas de supermercados com um público projetado de 5 mil pessoas, está programado para começar nesta terça-feira. Representantes da Groceryshop 2023 não responderam a e-mails perguntando sobre o status do show e se esperavam que a presença fosse afetada pelos problemas de segurança cibernética experimentados pela MGM.
Marcas como Kroger, Walmart, Albertson’s, Costco, Amazon, Kellogg, General Mills, Doordash, KraftHeinz, Coca-Cola e Pepsico devem estar representadas na feira.
Katz disse aos investidores em seus relatórios de quinta-feira e domingo que os danos do ataque cibernético na MGM seriam reivindicados contra o seguro, mas não está claro quanto seria coberto.
“O anúncio da CZR (Caesars Entertainment, que relatou um ataque cibernético semelhante em um documento da SEC na quinta-feira) e as indicações da MGM confirmando os ataques cibernéticos devem ser tomados como eventos únicos, em grande parte seguráveis que não devem ter impactos duradouros nos negócios, assumindo que o evento é de curta duração”, escreveu Katz. “Nossa sensação é que o impacto da MGM pode ser material, mas moderado no curto prazo, enquanto a CZR não deve ver impacto significativo e a questão de se algum negócio é deslocado entre as operadoras no curto prazo é justa.”
Katz disse que há relatos não confirmados de que a Caesars pagou cerca de US$ 15 milhões em dinheiro de resgate a extorsionários para recuperar o controle de seus sistemas informatizados no final de agosto. Mas não está claro se a MGM considerou pagar algum dinheiro de resgate.
“Nossa impressão é a presunção de que a CZR optou por pagar um resgate, enquanto a MGM não o fez, de acordo com nossas discussões com ambas as equipes de gestão”, escreveu Katz. “No entanto, dado o que esperamos que sejam predominantemente eventos seguráveis para todos os envolvidos devem mitigar o impacto para a MGM se ele se revelar significativo.
Por enquanto, não está claro qual é a magnitude do impacto para a MGM e o grau de cobertura de seguro que ela terá ou a duração do evento.”
Katz disse acreditar que a MGM continuará as operações.
“Nossa impressão do impacto para a MGM é que os negócios permanecem operáveis e o uso do cartão de crédito é possível, embora manual, enquanto mais transações são baseadas em dinheiro do que o normal”, disse ele.