Opinião de desembargador especialista em lavagem de dinheiro é diferente do Dallagnol

Blog do Editor I 29.01.20

Por: Magno José

Compartilhe:
Especialista em lavagem de dinheiro e autor do livro ‘Lavagem de Dinheiro – Jogos de Azar e Futebol Análise e Proposições’, desembargador Fausto De Sanctis sugere medidas para que os jogos de azar não sejam usados lavagem de dinheiro

Na contramão da opinião de Dallagnol, o especialista no combate a crimes financeiros e desembargador Fausto De Sanctis, autor do de numerosos livros sobre o tema, como Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Saraiva) e Delinquência Econômica e Financeira (Editora Forense), tem opinião diferente sobre atividades que operam no anonimato e cita os jogos de azar como um destes segmentos. O desembargador sugere, em caso de legalização dos jogos, a criação de mecanismos de controles para facilitar a fiscalização desta atividade.

“No caso de cassinos ou de bingos, qualquer lei autorizadora, ainda que venha a prever pagamentos de tributos relevantes com destinação específica, há de obrigar a sua informatização, além de possibilidade de acompanhamento de sua movimentação financeira online e em tempo real, com possibilidade de fiscalização e controle do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ou de um órgão do setor a ser eventualmente criado. Também a obrigação da monitorar seus usuários (“conheça o seu cliente”) e a entrega de prêmios apenas ao ganhador etc. devem ser condições impostas ao setor”.

Comentar com o Facebook