Sphere: O espetáculo extravagante com que os U2 estrearam a sala mais futurista do mundo

Cassino I 01.10.23

Por: Magno José

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Bono Vox garantiu seu lugar na história do rock, mesmo enquanto continua abrindo caminho na apresentação artística. O vocalista do U2 convocou Elvis, chamou um Beatle e batizou um local espetacularmente inovador, tudo em uma noite de sexta-feira (29) em Las Vegas, registra reportagem do Review Journal.

Ao lançar o Sphere para uma multidão repleta de pessoas famosas, o astro de 63 anos anunciou: “Elvis definitivamente não saiu deste prédio”. Ele poderia muito bem estar se referindo a si mesmo.

Mas se o rei estava lá em espírito, Paul McCartney estava lá, de fato. Tocar para “Macca”, como Bono chamava o cavaleiro Beatle, era como se apresentar para Mozart.

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“Roubamos muitas de suas músicas”, confessou Bono, parecendo olhar para a parte superior no meio da sala de música em forma de globo. McCartney estava lá, longe da vista, mas marcando presença ao lado do roqueiro Jon Bon Jovi e do poderoso gerente de entretenimento Irving Azoff.

Ao redor da esfera, Oprah Winfrey, Gayle King, Neil Patrick Harris, Andre Agassi com Steffi Graf, Josh Duhamel, Bryan Cranston, Aaron Paul, Jon Hamm, Mario Lopez, Dakota Fanning, Elizabeth Banks, Dr. Dre, Jimmy Iovine, Snoop Dogg, Oscar De La Hoya, Luke Wilson, Skylar Astin, Tom Schanley, Adam Scott e Diplo estavam na mistura.

Foi uma noite estrelada dentro de um local que pode evocar qualquer clima, emoção e quadro. “U2 UV: Achtung Baby” foi, às vezes, de tirar o fôlego, completamente “experiencial” (para usar o termo favorito do visionário Jim Dolan) e deixou os fãs deixando o Sphere balançando a cabeça com o que tinham visto.

Uma exibição de vídeo totalmente carregada de imagens icônicas de Vegas acompanhou “Even Better Than The Real Thing”. O vídeo cobriu todo o display de LED arredondado. Parecia que toda a história do entretenimento de Vegas respingava naquela exibição – showgirls, o Rat Pack, o Welcome to Fabulous Las Vegas Sign, Elvis, Nic Cage como Elvis, Austin Butler como Elvis, um elefante no palco de (parecia) um show de Siegfried e Roy, um par de dados bordô, várias placas de Strip e hotéis-cassinos no centro da cidade.

Destaques visuais não faltavam. Durante “With Or Without You”, uma esfera flutuou ao longo de um lago que havia tomado a paisagem do deserto de Vegas, depois se abriu com um florescimento de “todas as criaturas de Deus”, como Bono observou, envolvendo o público.

O globo ficou azul brilhante durante “Love Is Blindness”, mostrando luz solar e mais vida selvagem durante “A Beautiful Day”, que foi intercalada com “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)”, para ligar Sir Paul.

O sistema de som ballyhooed do Sphere saiu como anunciado, cheio e nítido, mas não muito alto. A banda tocou em um palco projetado como um toca-discos um tanto minimalista, que parecia projetado para compensar toda a tecnologia avançada que banhava a produção. Um telão de LED instalado no palco passou despercebido.

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A plataforma de desempenho em si foi definida na configuração semi-redonda do Sphere. O local é realmente montado como um teatro tradicional, uma versão muito maior do Coliseu, Resorts World Theater ou Dolby Live. Mas onde fica interessante é o efeito “Jiffy-Pop”, o design arredondado e alto. Você se vê olhando para cima e ao redor, a música ocasionalmente uma reflexão tardia como você se certifica de que você não está perdendo nenhuma delícia visual.

Mesmo com os recursos de áudio/vídeo inigualáveis, havia longos trechos onde a tela não estava em uso e a banda apenas tocava seu conjunto impecável. Depois das primeiras músicas de “Achtung Baby”, a banda recusou os gráficos e mergulhou em seleções de “Rattle and Hum”.

Ao longo do filme, a banda sampleou sucessos de outros ícones, incluindo “Love Me Do”, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e “Blackbird”, todos clássicos dos Beatles escritos por McCartney. “Purple Rain”, “My Way”, “Dancing in the Moonlight” e “Into the Mystic”.

De Elvis, mergulharam em “Love Me Tender”, com vídeo do casamento de Elvis e Priscilla Presley; e uma versão sensual de “Viva Las Vegas”, com Bono pronunciando com força a letra: “Eles estão todos vivendo o diabo pode se importar / E eu sou apenas o diabo com amor de sobra”, como se confessasse um crime.

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Bono disse durante o show que a banda tocaria seleções de um álbum diferente em cada show. É provavelmente por isso que os gráficos são um mínimo nesse trecho, para permitir flexibilidade musical. Iovine produziu “Rattle and Hum”, que pode ter sido a razão pela qual as músicas desse álbum foram tocadas na sexta-feira.

O novo single, “Atomic City”, todo sobre Vegas, foi tocado no encore. Sites de fãs especularam que “Beautiful Day” ficaria de fora, mas a banda tocou, triunfante, para fechar a noite.

Bono, que não estava nas listas, alinhou seus agradecimentos. Ele agradeceu “aos trabalhadores de Nevada” e acrescentou: “Vou dizer a vocês quem é um trabalhador duro, Jim Dolan. Quero agradecer pela Sphere”, disse o astro do rock. “Você é um bastardo louco.”

Não há argumento aqui. A Sphere é um testemunho da loucura de um homem, mas destinada a encantar as massas.

 

Comentários

No jornal “The Guardian”, o jornalista e crítico musical Alex Petridis salienta a grandiosidade do espetáculo, muito alicerçado nos efeitos especiais de uma sala coberta por ecrãs LED, mas também o fato paradoxal de, para uma banda habituada a tocar em estádios, uma atuação para 18 mil pessoas parecer uma ocasião intimista.

“Há alguns perigos [nesta operação]”, escreve o repórter. “Os U2 correm o risco de serem ofuscados pelos efeitos visuais, transformando-se a sua música num mero acompanhamento de um espetáculo de luzes muito dispendioso. Que isto não aconteça deve-se, provavelmente, à escolha inteligente de canções e à natureza relativamente espontânea da atuação.”

O espetáculo, que foi assinalado com o lançamento da canção ‘Atomic City’, pode ser visto em Las Vegas até 16 de dezembro. O grupo deve se apresentar 25 vezes no local, entre os sucessos, apresentam as faixas do clássico álbum Achtung Baby (1991).

Músicas do U2 em Las Vegas, 29 de setembro de 2023:

Achtung Baby

Zoo Station

(a cappella intro)

The Fly

Even Better Than the Real Thing

Mysterious Ways

One

Until the End of the World

Who’s Gonna Ride Your Wild Horses

Tryin’ to Throw Your Arms Around the World

Acústico

All I Want Is You

Desire

Angel of Harlem

Love Rescue Me

Achtung Baby

So Cruel

Acrobat

Ultraviolet (Light My Way)

Love Is Blindness

Encore

Elevation

Atomic City

Vertigo

Where the Streets Have No Name

With or Without You

Beautiful Day

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