Ministro Edson Fachin pede informação ao Congresso Nacional e presidente da República sobre ADI 6785 dos lotéricos

Lotérica I 01.02.22

Por: Elaine Silva

Compartilhe:
Ação direta de Inconstitucionalidade foi ajuizada pela Procuradoria Geral da República contra dispositivos da Lei 12.869/2013, questionando o regime de permissão dos serviços lotéricos sem prévia licitação

O ministro Edson Fachin determinou nesta segunda-feira (31), que sejam ouvidos o Congresso Nacional e o Presidente da República, no prazo de trinta dias e após, colha-se a manifestação da Advocacia-Geral da União, no prazo de quinze dias, e, sucessivamente, dentro de prazo igual, o Procurador-Geral da República sobre a ADI 6785 ajuizada no Supremo Tribunal Federal – STF pela Procuradoria Geral da República contra dispositivos da Lei 12.869/2013, que dispõem sobre o regime de permissão dos serviços lotéricos.

A Ação direta de Inconstitucionalidade foi protocolada pelo procurador Augusto Aras em abril de 2021. Segundo Aras, em 2013, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou irregulares as prorrogações de permissões lotéricas firmadas sem licitação prévia, tendo fixado prazo para a Caixa Econômica Federal realizar o procedimento licitatório e revogar os contratos prorrogados indevidamente.

A norma prevê que, realizada a licitação, os contratos deveriam ser firmados pelo prazo de 20 anos, com renovação automática por idêntico período. O prazo é contado a partir do término do prazo de permissão, independentemente do seu termo inicial.

De acordo com o procurador-geral da República, a Lei 13.177/2015 acrescentou dois artigos à Lei 12.869/2013, prevendo que, a partir da edição da lei de 2013, os contratos de permissão lotéricos firmados sem licitação prévia foram considerados válidos e prorrogados pelo prazo de 240 meses, mesmo que o TCU tenha declarado a irregularidade deles.

A ação está sendo acompanhada pela Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – FEBRALOT  (Confira o pedido Amicus Curiae da Febralot) e a Associação Nacional dos Lotéricos, Correspondentes Bancários e Empresários Ligados a Jogos – ALSPI (Confira o pedido Amicus Curiae da ALSPI)  que solicitaram em julho de 2021 ao ministro Edson Fachin o ingresso como amicus curiae na ADI 6785.

Febralot divulga comunicado a rede lotérica

O presidente da Febralot, Jodismar Amaro distribuiu comunicado a rede lotérica informando sobre a movimentação da ação e pedindo aos lotéricos que não tomem nenhuma ação e deixem a coordenação das iniciativas neste processo para a entidade. Além disso, o dirigente manifesta convicção da constitucionalidade da lei 13177/15, que será provado durante o processo e pede o apoio e a união de todos neste momento delicado para que tenhamos sucesso na defesa da lei.

***

Comunicado Febralot: Esclarecimento à Rede Lotérica referente ADI 6785

FEBRALOT divulga comunicado sobre ADI 6785, que questiona contratos de permissão de loteria sem prévia licitação

Nesta data a Febralot tomou conhecimento da movimentação da ADI 6785 que vai julgar a constitucionalidade da lei 13177/2015, a qual nos permitiu estender as permissões das Lotéricas não licitadas por mais 20 anos e alongar de 10 para 20 anos, a prorrogação dos contratos das Lotéricas licitadas sob este regime de tempo.

Nesta etapa, o Ministro do STF, solicitou esclarecimentos aos presidentes do poder Executivo e do Congresso com prazo de 30 dias para que se manifestem sobre a execução, tramitação e aprovação da lei, bem como da sua sanção.

Mais adiante, serão questionados outros órgãos competentes.

Apesar desta movimentação ocorrer por fatores alheios à nossa vontade, os quais aceleraram o início desta etapa do processo, esta Federação já está atuando em conjunto com suas assessorias parlamentar e jurídica, para colocar em prática as atividades planejadas antecipadamente.

Pedimos à todos os atores individuais e coletivos interessados nesta ação para que não tomem nenhuma ação por mais simples que seja, deixem a coordenação das ações para esta Federação cuidar, melhor, fiscalizem para que nada seja feito que coloque em risco a eficácia das ações planejadas previamente.

Temos convicção da constitucionalidade da nossa lei e isto será provado durante este processo, para isto solicitamos apoio e união de todos neste momento delicado para que tenhamos sucesso na defesa da nossa lei.

#Lotericosvalemmais

Jodismar Amaro

Presidente

 

PGR demorou 5 anos e 5 meses para questionar a Lei dos Lotéricos

Entenda o caso que prorrogou o contrato de 6.310 lotéricas

Zeroumbet – 728 x 90Zeroumbet – 1280 x 97

Compartilhe: