Imprensa reage à legalização dos bingos

Blog do Editor I 13.12.10

Por: sync

Compartilhe:

Conforme a Coluna adiantou na última sexta-feira, O Globo veiculou no sábado um editorial contrário a legalização dos bingos (veja em Opinião). A manifestação é tendenciosa, repetitiva e até mesmo pífia, pois não acrescenta nenhum fato novo. A mesma cantilena de sempre: lavagem de dinheiro, Waldomiro Diniz (que não teve nada a ver com  bingos) e a desqualificação da geração de empregos. Ou seja, as mesmas bobagens de sempre.

A boa notícia do sábado também vem do O Globo. Inexplicavelmente, o jornal carioca veiculou três cartas favoráveis a legalização e a manifestação do deputado Paulo Pereira da Silva. Ou seja, a estratégia de convocar os leitores do BNL a se manifestarem através de cartas ao jornal funcionou.

O domingo e a segunda-feira, também não foram positivos para a legalização na mídia. Tivemos várias manifestações contrárias à legalização dos bingos de jornalistas de opinião da grande mídia como Elio Gaspari (O Globo e Folha SP), Dora Kramer (O Estado de S.P.), Janio de Freitas (Folha SP), Josias de Souza (Folha Online), Luiz Carlos Azedo (Correio Braziliense), Carlos Chagas (Claudio Humberto), entre outros.

A Coluna acredita que o projeto de legalização dos bingos ficou muito tempo exposto a crítica da mídia, devido a demora na votação. Além disso, precisamos ser mais proativos e ágeis na comunicação. Um bom exemplo a ser seguido, foi a nota da OAB no Blog do Ancelmo Gois.

 
Seria oportuno e positivo que os leitores fizessem comentários ao final destas reportagens em seus respsctivos sites na internet. Isso ajuda no processo.

Corrupção? Bingo! Janio de Freitas – Folha de S. Paulo

Bingos, Elio Gaspari – O Globo e Folha SP

A toque de caixa, Câmara vota legalização de bingos, Josias de Souza – Folha Online

Mal maior, Dora Kramer – O Estado de S.P.

Cortar o mal pela raiz, Carlos Chagas, Claudio Humberto.

Bingo serve de biombo ao crime, Editorial O Globo


 

ABRABIN responde colunista da Folha de São Paulo

O presidente da Associação Brasileira dos Bingos – Abrabin, Olavo Sales da Silveira, respondeu a opinião do colunista da Folha SP, Jânio de Freitas, Corrupção? Bingo!. Confira a resposta:

Senhor Editor,

Senhor colunista Jânio de Freitas,

A Associação Brasileira de Bingos (Abrabin), entidade representativa dos empresários que defendem a legalização da atividade dos bingos no país, gostaria de prestar alguns esclarecimentos, tendo em vista o conteúdo da coluna publicada neste domingo (12/12).

A Abrabin sempre defendeu o projeto que regulamenta a atividade de bingos de forma transparente e objetiva para parlamentares, entidades representativas da sociedade civil, bem como a sociedade como um todo. Realizamos esta defesa sempre às claras, em audiências públicas, seminários, rádios, TVs e jornais. Em resumo, esta entidade apoiou publicamente e vem lutando pela criação de regras claras, com fiscalização e controle financeiro sobre as casas de bingos, assim como ocorre em mais de 130 países.

Quem hoje defende a atual clandestinidade e absoluta falta de controle é a contravenção, que vive ao redor e se alimenta de atividades proibidas. A ela interessa a permanência da situação de clandestinidade e a ausência do Poder Público como agente fiscalizador e regulador da atividade.

A Abrabin defende a legalidade. A regulamentação dos bingos trará transparência a este segmento da economia, que ganhará condições para atrair investimentos e contribuir com a geração de pelo menos 250 mil empregos, além do pagamento de tributos estimados em mais de R$ 7 bilhões todos os anos aos municípios, estados e à União. Recursos esses que contribuirão diretamente para o financiamento do sistema público de saúde.

É preciso ir além do preconceito e da má vontade com a legalização dos bingos no Brasil. Legalizar e regulamentar esta atividade é uma questão de saúde, segurança pública e civilidade.

São Paulo, 12 de Dezembro de 2010

Associação Brasileira de Bingos (Abrabin)

Olavo Sales da Silveira

Paybrokers - 728 x 90Paybrokers - 728 x 90 1

Compartilhe: