Análise: Venda de parte das loterias e valorização da rede lotérica

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou nesta quarta-feira, 30, que o objetivo de sua gestão é vender todos os quatro ativos não essenciais do banco público – gestora de recursos, loterias, seguros e cartões – e também listar os papéis na bolsa em Nova York.
A Caixa Loterias, afirmou Guimarães, tem chances de ser a primeira a lançar ações, pois já está mais preparada, disse durante palestra em evento com 650 investidores, empresários e analistas promovido pelo Credit Suisse.
Ele ressaltou que o objetivo das operações não é vender 100% das subsidiárias, mas uma fatia menor e, em um segundo, uma opção é fazer uma oferta subsequente (follow-on, pelo jargão do mercado financeiro).
“Não penso que IPOs tem que ser 30%, 40% ou 50%, prefiro fazer menor.” Operações menores, disse ele, conseguem atrair mais pequenos investidores. Sobre o IPO da própria Caixa, Guimarães disse que é uma decisão do ministro da Economia, Paulo Guedes. Seu mandato no banco público, disse ele, é vender as subsidiárias. O executivo ressaltou ainda que a privatização da Caixa não está em discussão no governo.
Menos agências e mais rede lotérica
O presidente disse que fará uma redução de agências ao longo do tempo, já que possui 13 mil loterias da Caixa. “Eu visitei uma cidade em que possuía mais de uma loteria e que a agência mais próxima ficava a seis horas de viagem. Essa questão é muito importante”, destacou o CEO.
Guimarães também ressaltou que possui mais de 13 mil pontos de vendas apenas com as lotéricas.
IPO da Caixa Loterias em 2019?
Para garantir a abertura do capital da subsidiária Caixa Loterias ainda em 2019 conforme prometido pelo presidente Pedro Guimarães, os técnicos do banco terão que agilizar vários processos, pois o tempo é muito curto.
Apenas a título de comparação. A Lei 13.155, que criou a Lotex foi editada em 4 de agosto de 2015 e o Decreto regulamentador em 19 de janeiro de 2016. Depois de três anos, o leilão de privatização da Loteria Instantânea Exclusiva – Lotex foi adiado três vezes e a operação ainda não foi transferida para a iniciativa privada.
Caixa Loterias no controle
Outro questionamento entre os operadores de loteria é o nível de atratividade do IPO das loterias sob o controle da Caixa Loterias.
***
Confira em Especial a repercussão da palestra do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
***
Estado de Minas: Caixa pode vender suas 4 subsidiárias até junho de 2020, diz presidente do banco
***
Seu Dinheiro: Novo presidente da Caixa quer você como sócio! Guimarães disse que vai vender 4 subsidiárias em até 12 meses
***
G1 Economia: Caixa planeja vender 4 ativos nos próximos 12 meses, diz presidente do banco
***
Valor Econômico: Caixa vai abrir capital de seguros, cartões, loterias e gestora
***
Valor Econômico: Presidente da Caixa diz que estuda entrar na ‘guerra das maquininhas’


