Casa lotérica do Jordão segue fechada e MP-AC dá cinco dias para Caixa prestar esclarecimentos sobre falta de serviços

A única casa lotérica da cidade de Jordão, interior do Acre, segue fechada há quase um mês. Por conta disso, o Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou uma notícia de fato e deu cinco dias para a superintendência da Caixa Econômica Federal no estado prestar esclarecimentos sobre a falta dos serviços e quando eles devem retornar.
A notícia de fato é assinada pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros. “O MP alerta para a possível ocorrência de dano social, que são lesões à sociedade, por diminuição no nível da qualidade de vida da sociedade jordanense”, diz o órgão.
Em nota, a Caixa Econômica afirmou que ‘está em contato permanente com o Ministério Público do Acre para definir soluções de atendimento à população do estado e vai se reunir com o órgão para discutir o funcionamento da unidade lotérica em Jordão’. Ainda segundo a instituição, nesta segunda (12), terça (13) e quarta (14) uma servidora do banco vai ao município auxiliar os moradores a usarem o aplicativo Caixa Tem. O atendimento será na Câmara Municipal, que fica na Avenida Francisco Dias, Centro, das 8h às 17h.
“No aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. Também pode ser realizado o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo”, diz o comunicado.
Sem a casa lotérica, moradores que recebem auxílios e benefícios não conseguem sacar o dinheiro e nem fazer pagamentos. “Não tem nada funcionando, veio uma funcionária da Caixa, passou dois dias aqui fazendo atendimentos no prédio da prefeitura, não foi nem na lotérica e foi embora. Está tudo parado do mesmo jeito”, disse o taxista Roberto Rodrigues, um dos prejudicados pela falta do serviço.
Segundo o trabalhador, a servidora atendeu os clientes entre os dias 1º e 2 de dezembro, com entrega de senhas. No dia 1º, o atendimento foi voltado para os servidores da prefeitura e no dia seguinte para o público em geral.
“Mandaram um aviso nos grupos que foi adiada a vinda da gerente. Foi adiada para semana que vem”, criticou. (g1 AC — Rio Branco – Aline Nascimento)