Com bancos e bets, clubes do Brasileirão exibiram 132 marcas em 2024
Bancos e casas de apostas foram as maiores responsáveis pelos patrocínios do Campeonato Brasileiro em 2024, compondo 35 do total de 132 marcas que foram exibidas pelos 20 times da Série A. De acordo com o estudo Mapa do Patrocínio, feito pelo Ibope Repucom e divulgado em janeiro deste ano, as companhias do setor financeiro lideraram a quantia, com 20 patrocínios, enquanto as bets estavam presentes em 18 clubes, com 15 empresas, registra a coluna Radar Online da VEJA.
Em relação às casas de apostas, houve um crescimento de 25% em comparação com 2023, quando 12 empresas do setor estavam nos uniformes. Uma das explicações para o dado é o crescimento de contratos pontuais, que saltaram de sete, em 2023, para 25 em 2024 – um aumento de 257%.
O destaque ficou por parte do setor financeiro (bancos, corretoras, consórcios e seguradoras), que passaram de 16 para 20 marcas na última temporada. Já as casas de aposta ocupam a vice-liderança do levantamento, com 15 empresas. Os serviços de saúde finalizam o top 3, com 13 marcas. Alimentação, com 11, e imobiliárias e construção, com sete, também tiveram notoriedade. Somadas, as companhias totalizaram 55% de todas as patrocinadoras de 2024. “É um acordo muito inteligente. Ao mesmo tempo que as equipes aumentam suas receitas, as casas de apostas ganham um novo público extremamente engajado”, opina Ricardo Bianco Rosada, sócio da consultoria brmkt.co. “As empresas não buscam investir apenas na camisa, mas sim em todas as propriedades do time, o que aumenta as possibilidades desses acordos”, afirma Renê Salviano, CEO da Heatmap, agência que atua no mercado de marketing e patrocínio.