Justiça condena acusado de matar dono de lotérica em Limeira a 23 anos de prisão com multa de 10 salários
A Justiça de Limeira (SP) condenou um dos acusados de matar o dono de uma lotérica, Celso Seigi Okada, a 23 anos de prisão, além de multa de 10 salários míninos. O crime ocorreu em setembro de 2021. A vítima tinha acabado de abrir o estabelecimento quando foi baleada pelo réu durante tentativa de roubo.
O circuito de segurança filmou o momento do crime, que foi registrado como latrocínio.
A decisão, assinada pelo juiz Rogério Danna Chaib, da primeira vara criminal da comarca de Limeira no último dia 16 de julho, tinha indicação de tramitação prioritária pelo fato de a vítima ser um idoso, na época com 60 anos.
A idade da vítima também foi considerada para elevação em um sexto sobre o tempo de pena previsto, passando de 20 para 23 anos.
“[…] Julgo procedente a presente ação penal e condeno Nicácio dos Santos Silva, qualificado nos autos, a pena de vinte e três anos e quatro meses de reclusão e onze dias-multa, o unitário no mínimo legal, com regime fechado inicial. […] Recomende-se o réu na prisão onde se encontra. Custas ex lege, condenando-se o réu, oportunamente, ao pagamento de 100 Ufesp, as quais não podem ser cobradas, por ora, sendo ele beneficiário da assistência judiciária”, declarou o magistrado na decisão.
Além disso, o juiz fixou multa no valor de dez salários mínimos pelos danos materiais, morais e psicológicos causados aos familiares da vítima.
Em nota enviada ao g1 na manhã desta quinta-feira (25), a Defensoria Pública de São Paulo afirmou que atua na defesa do réu e se manifestará apenas nos autos.
Nas imagens que registraram o latrocínio, é possível ver o criminoso já no local, pouco depois da abertura da lotérica.
O assaltante baixou as portas e tentou render a vítima, que reagiu. Eles entram em luta corporal e o dono cai no chão instantes depois, já baleado. Ele foi atingido no tórax.
Vítima
A vítima é Celso Seigi Okada, de 60 anos. Ele costumava ir todas as manhãs até a lotérica para checar se estava tudo certo, segundo testemunhas. Nesta quinta, o criminoso invadiu o local pouco depois da abertura, por volta de 7h.
Logo após Okada cair baleado no chão, o criminoso ainda procura nos bolsos do homem alguma coisa e foge logo em seguida, sem levar nada do local. Relembre o caso no vídeo do g1 Piracicaba e Região com EPTV.