Publicidade de bets pode elevar tendência a investir em pirâmides, mostra pesquisa

Experimento realizado por pesquisadores da FGV em parceria com a CVM indica, numa conclusão inédita, que os usuários expostos às propagandas das bets podem ter maior tendência a fazer investimentos em esquemas de pirâmide, visando os lucros apesar dos riscos.
O dado consta num relatório da instituição e do órgão de controle baseado na tese de doutorado do pesquisador Matheus Moura, da FGV.
Produzido entre 2023 e 2024, o estudo analisou o comportamento humano no universo das apostas em comparação com os traços que permeiam os aportes em esquemas Ponzi (as pirâmides).
O ponto de partida foi o envio de convites pela CVM a 42 mil pessoas, cadastradas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da autarquia. Desse total, 970 responderam ao levantamento. A maioria era de homens, com alta renda, formação acadêmica avançada e idade mediana de 45 anos.
Ao toparem participar do estudo, os contatos da base da CVM foram perguntados, em interfaces diferentes, sobre quais tipos de investimentos preferem fazer. Havia opções sobre possibilidades tradicionais (como ações de Petrobras, Itaú ou Gerdau) e sobre apostas (três jogos da Série B do Brasileirão). Além disso, outra leva respondeu sobre apostar no resultado da Eurocopa 2024, investir numa plataforma tradicional ou buscar um rendimento de 1,5%/dia num esquema de pirâmide.
A partir das respostas, foram analisadas oito hipóteses. Eis as conclusões:
⇒ Quem está exposto às apostas (no mundo real, às publicidades das bets) pode acabar apresentando maior tendência a investir em esquemas de pirâmide e outras possibilidades ilícitas;
⇒ Pessoas mais impulsivas estão mais pré-dispostas a investir em esquemas de pirâmide. E aquelas que têm mais conhecimento sobre investimentos (noções sobre ações, títulos públicos e diversificação de risco) têm menor predisposição a esse tipo de operação;
⇒ A ampliação do conhecimento sobre investimentos é capaz de tornar menos vulneráveis até mesmo as pessoas mais autoconfiantes e impulsivas diante das bets e das pirâmides;
⇒ Os valores investidos em bets e em esquemas de pirâmides são semelhantes aos dedicados aos investimentos tradicionais. Ou seja: as pessoas não fazem a distinção que deveriam entre eles.
O estudo sugere, por fim, que a publicidade das bets seja regulamentada, como no caso das bebidas alcóolicas, ou até proibida, como acontece com os cigarros. E também que o Ministério da Fazenda e o da Educação atuem para fomentar o conhecimento sobre investimentos e finanças na população. (Coluna Lauro Jardim do Globo Online)