Sobre a reportagem ‘Igrejas condenam a volta do bingo’
Na abertura do BNL desta segunda-feira(22), na reportagem ‘Igrejas condenam a volta do bingo’, um bispo católico e um pastor metodista se colocaram contra o movimento dos parlamentares para legalizar o jogo de azar no país e destinar os recursos para a saúde. O bispo de Franca e presidente da Comissão Pastoral da Caridade, Justiça e Paz, Dom Pedro Luiz Stringhini, chega a dizer que “Vemos com reserva o dinheiro escuso que pode correr nesses jogos de azar”. Mas o nosso santo padre, não comenta sobre a investigação de lavagem de dinheiro que envolve o Banco do Vaticano e os escândalos de pedofilia que mancham a Igreja Católica. Não precisamos comentar sobre os ‘binguinhos’, que sempre engordam os cofres das paróquias durantes as festas comemorativas dos santos padroeiros.
Já os evangélicos também enfrentam problemas com acusações de lavagem de dinheiro, evasão de divisa, através das igrejas chamadas de “máfia da fé”, que visam apenas arrecadar grandes somas de dinheiro através dos famigerados dízimos de seus fiéis.
Anterior a religião
O jogo é anterior a religião e a cultura, portanto jogar e apostar faz parte de uma terapia, além disso, não é uma atividade pecaminosa. A paixão por jogos é tão antiga que talvez remonte à pré-história da humanidade. A Bíblia já registrava, em passagens de seus livros mais antigos, o uso de sortes indicando fortuna e desgraça.
O livro dos Números conta que, após realizar o censo dos israelitas, Moisés dividiu entre o povo as terras que existiam a oeste do Rio Jordão, de acordo com o número de letras de seus nomes. Outros povos da Antigüidade, como os egípcios, romanos e os chineses, também estão entre os pioneiros
O que diz a Bíblia
Jogar pode ser definido como “arriscar dinheiro na tentativa de multiplicá-lo em algo que é contra as probabilidades”. A Bíblia não condena o jogo especificamente, ou apostar, ou a loteria. A Bíblia, entretanto, nos alerta para que fiquemos longe do amor ao dinheiro (I Timóteo 6:10; Hebreus 13:5). As Escrituras também nos encorajam a que fiquemos longe das tentativas de “enriquecimento fácil” (Provérbios 13:11; 23:5; Eclesiastes 5:10). Certamente o jogo gira em torno do amor ao dinheiro e inegavelmente tenta as pessoas com a promessa de riqueza fácil e rápida.