Única casa lotérica da Caixa Econômica Federal de Fernando de Noronha fecha por dois meses

Lotérica I 06.12.22

Por: Elaine Silva

Compartilhe:
Emerson Souza ficou reprovou o fechamento da lotérica (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

A casa lotérica de Fernando de Noronha, único posto para os serviços da Caixa Econômica Federal, fechou nesta segunda-feira (5) e tem previsão de permanecer sem operar por dois meses.

Um informe foi fixado na porta da lotérica com a informação: “Esta lotérica estará fechada a partir de 5 de dezembro por 60 dias, por motivo de dificuldade logística devido ao encerramento da conta-corrente junto ao Santander. Nesse período, trabalharemos a fim de encontrar uma solução viável para nossas atividades”, indicou o informe.

Os clientes não gostaram da paralisação dos serviços na ilha. “Isso é uma falta de respeito com o morador. Nós estamos isolados, no meio do mar, tem gente que só tem essa alternativa. Muitas pessoas dependem da lotérica para transações financeiras. Nós vivemos à deriva, sem sonhos”, disse o condutor de visitantes Emerson Ricardo Silva Souza.

O ajudante de pedreiro Roberto da Silva esperava na porta da lotérica sem saber que o local não iria abrir e foi surpreendido com a informação.
“Eu iria fazer um saque e um depósito, vai ficar difícil, vou ficar devendo dinheiro para pagar um cartão de crédito. Isso complica muito a minha vida, não é certo”, contou Roberto.

A atendente de loja Denise Santos também não concorda com o fechamento do lotérica. “É um absurdo, esse era o único local que recebia pagamentos. Os outros dois bancos de Noronha não recebem pagamentos de contas”, falou Denise.

Denise Santos ainda reclamou da falta de alternativa para os jogos, como a Mega-Sena. “Além desses problemas de transações financeiras, ficamos sem os joguinhos, sem a possibilidade de apostar na fé na loteria”, afirmou a atendente.

O g1 fez contato com o Santander para saber detalhes do encerramento da conta descrita, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

Resposta da Caixa

O g1 também questionou a assessoria de comunicação da Caixa para saber mais informações do fechamento temporário da lotérica e quais alternativas apresentadas para os moradores que necessitam dos serviços da instituição financeira.

Por meio de nota, o banco disse que o “funcionamento das Lotéricas Caixa é fundamentado por regime de permissão obtido a partir de licitação, regido pela Circular Caixa nº 999/2022 e pelas Leis 8.987/95 e 12.869/13”.
Também no texto, o banco afirmou que “coloca à disposição o atendimento por meio de canais remotos e digitais, como o Internet Banking Caixa, o WhatsApp Caixa (0800 104 0 104) e os aplicativos Caixa Tem, Cartões Caixa, Habitação Caixa, FGTS, dentre outros”.

No comunicado, o banco contou que, “pelo Caixa Tem, por exemplo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code”. Além disso, “também pode ser realizado o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo”.

No final da nota, o banco informou que, “por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento Caixa nos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões)”. A lista completa de canais de comunicação da Caixa está na internet. (g1 PE – Ana Clara Marinho)

Comentar com o Facebook