A importância dos EUA para a Copa do Mundo da FIFA

Apostas I 07.12.22

Por: Magno José

Compartilhe:
Nos EUA já são mais de 25 milhões de praticantes de futebol de forma recorrente. Mais que Brasil e Alemanha, por exemplo

A Holanda garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, ao derrotar os Estados Unidos por 3 a 1, em jogo movimentado, onde as duas equipes procuraram o gol. Apesar do poderio técnico holandês, o time norte-americano mostrou evolução, encarando o adversário e criando muitas jogadas de gols. Pecou na defesa, em falhas de marcação, bisonhas, que proporcionaram os dois primeiros gols do time holandês.

A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios/ativações, avaliação de marcas e de propriedades esportivas, publica uma análise especial sobre o mercado norte-americano de soccer/futebol. Segundo relatório assinado pelo especialista Amir Somoggi, até a Copa do Mundo de 2O26 o portal veiculará várias análises e publicações especiais sobre o tema.

Segundo a primeira análise, o mercado dos EUA de futebol cresce de forma acelerada e já é uma das maiores forças econômicas desse esporte. Os interessados pelo futebol nos EUA já passam de 100 milhões de pessoas.

Muitos são os fatores, que resultaram nisso como o crescimento da prática em idade escolar, liga profissional estruturada, interesse dos jovens urbanos, forte apelo junto aos latinos, futebol como entretenimento e exportação de jogadores dos EUA para as ligas da Europa.

A Copa do Mundo do Catar mostrará altos impactos vindos dos EUA, um mercado cada vez mais importante para a indústria do futebol.

Segundo dados da FIFA na Copa de 2014 mais de 105 milhões de norte-americanos assistiram ao Mundial Copa realizada no Brasil. Audiência era de 79 milhões na Copa de 2006. Foram quase 30 milhões de novos fãs.

Audiência acumulada dos EUA na Copa do Mundo da FIFA- Milhões

Atualmente EUA ficam atrás apenas da China e Brasil como gerador de audiência da Copa do Mundo. Um dos pontos chave do sucesso do futebol nos Estado Unidos é a prática dos jovens, especialmente as meninas.

Nos EUA já são mais de 25 milhões de praticantes de futebol de forma recorrente. Mais que Brasil e Alemanha, por exemplo.

Dados recentes da Gallup mostram que o soccer tem interesse de 11% da camada mais jovem da população, frente aos 6% do beisebol. Entre os mais jovens, futebol e basquete estão empatados.

Interesse pelas principais modalidades nos EUA

Segundo dados da YouGov Sport, 14% dos americanos com menos de 18 anos praticam futebol atualmente.

Compleições europeias como Champions League, Premier League, LaLiga, Bundesliga, ganharam espaço exatamente junto a esse público.

Força da MLS

A liga profissional MLS ajudou muito a popularizar o soccer no país e hoje somente para entrar na liga o investidor precisa pagar US$ 325 milhões. Valor que não passava de US$ 50 milhões há 10 anos.

Segundo dados do Sportico, os 32 times da MLS somados valem US$ 16 bilhões. LAFC é o mais valioso com valuation de US$ 900 milhões, seguido do LA Galaxy US$ 865 milhões, Atlanta United US$ 855 milhões.

O novo contrato de transmissão com a Apple TV vai subir as receitas e tamanho do negócio. O público da MLS é jovem e conectado com transmissões via streaming. Apple vai pagar um mínimo de US$ 250 milhões por temporada.

Antes a Liga recebia cerca de US$ 100 milhões por ano para suas transmissões.

Segundo análise da Sports Value, com o crescimento das receitas da MLS, a liga passará a Série A do Brasil e se converterá na maior liga de futebol fora da Europa. E com grandes chances de passar em breve Ligue 1 e Série A da Itália.

Cada vez faz mais sentido o crescimento do soccer nos EUA.

Confira no site da Sports Value os gráficos que ilustram a análise de Amir Somoggi.

 

Comentar com o Facebook