A legalização dos bingos continua na pauta do Congresso e da mídia

Blog do Editor I 24.11.10

Por: sync

Compartilhe:

A grande mídia continua repercutindo a possibilidade do Projeto dos Bingos vir a ser votado ainda este ano pelo Plenário da Câmara dos Deputados, com destinação dos tributos para a saúde.

O assunto foi discutido em várias reuniões realizadas em Brasília nesta terça-feira(23). Cresce a possibilidade de realização de uma sessão extraordinária para votar exclusivamente a proposta. 

Mídia negativa

Temos observado que alguns personagens estão fazendo chacota com a possibilidade (leia em Opinião). O Informativo jurídico "Migalhas", que circula por e-mail, tem uma sugestão ridícula dos editores da Coluna Política & Economia na Real, José Marcio Mendonça e Francisco Petros.  A Coluna já se manifestou contrária ao texto através de e-mail e todos os comentários postados no site são pró-bingos. Em artigo veiculado na Folha SP e no O Globo, o jornalista Elio Gaspari volta a espetar a iniciativa de legalização dos bingos.  O jornal DCI também veicula artigo do consultor Paulo Sérgio Xavier Dias da Silva criticando a proposta. Mesmo sem procuração do setor, estamos respondendo todas as manifestações negativas.

O mais importante é que o tema está na pauta do Congresso e da mídia e o debate é muito importante neste momento que antecede a votação.

Líder do governo busca acordo para votações

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta terça-feira(23) que o governo quer votar, ainda neste ano, pelo menos as medidas provisórias que trancam a pauta da Câmara; o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 5940/09, que trata da criação de um fundo social e da distribuição dos royalties do petróleo do pré-sal; a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 507/10, que prorroga o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza; e o Projeto de Lei Complementar (PLP) 352/02, que altera a Lei Kandir.

Vaccarezza disse que está tentado costurar um acordo entre as lideranças dos partidos para a definição da pauta de votações. Segundo ele, se esse acordo for alcançado, há tempo para a aprovação dessas propostas e de outras. Ele destacou que, até o final do ano, a Câmara terá oito sessões deliberativas ordinárias e mais duas para a votação do Orçamento de 2011.

Projeto dos Bingos

Em relação à votação da proposta que legaliza os bingos e destina os recursos arrecadados com a atividade para a saúde (PL 1986/03), Cândido Vaccarezza afirmou que o governo não definirá uma posição sobre o assunto, apesar de alguns partidos da base governista defenderem a aprovação da proposta. (Com informações da Agência Câmara)

Comentar com o Facebook