Antes de proibição, Aston Villa fecha patrocínio com casa de apostas e irrita torcedores

A Premier League decidiu voluntariamente proibir que casas de aposta estampem suas marcas no peito dos uniformes, o espaço mais nobre de patrocínio. Elas continuarão permitidas nas placas de publicidade dos estádios e nas mangas. Um período de adaptação foi concordado, até o fim da temporada 2025/26. E aí o que o Aston Villa fez? Fechou um contrato com a plataforma de apostas asiática BK8 exatamente até o fim da temporada 2025/26 e deixou parte de sua torcida bastante irritada.
O interesse da BK8 no futebol inglês não é novo. O Norwich chegou a fechar um acordo de patrocínio com ela em 2021, mas os torcedores reclamaram da campanha publicitária agressiva da empresa, que objetificava mulheres sexualmente e não cumpriria as regras de propaganda do Reino Unido. O material incluía jovens com poucas roupas, vídeos de mulheres simulando sexo e, segundo o The Athletic, encontraram até um embaixador da marca que divulgava um link com acesso direto a um site de pornografia mesmo.
Na época, a BK8 pediu desculpas aos torcedores do Norwich e tirou parte do conteúdo do ar, mas o contrato acabou cancelado. No último mês de janeiro, uma reportagem do Telegraph dizia que a próxima tentativa seria com o Aston Villa, o que levou o truste de torcedores do clube de Birmingham a publicar um comunicado. O texto citava preocupações com saúde mental, incentivo ao vício e dizia que a campanha misógina enviava uma mensagem inaceitável sobre o compromisso do Villa com diversidade, igualdade e inclusão e mesmo com a equipe feminina.
Também lembrava que, na Assembleia Geral de setembro de 2022, o CEO do Villa, Christian Purslow, garantiu que não haveria patrocínio de apostas no peito da camisa no futuro próximo, a menos que as “circunstâncias financeiras” mudassem dramaticamente. Não parece ter acontecido isso porque o campeão europeu terá até receitas de competições continentais na próxima temporada, após se classificar para a Conference League, com o sétimo lugar no Campeonato Inglês.
Torcedores irritados
Corajosa, a diretoria do Aston Villa foi em frente mesmo assim e no máximo conseguiu tirar uma doação por venda da terceira camisa (apenas a terceira) para uma instituição de caridade de Birmingham. “A medida acontece em cima do trabalho prévio da BK8 nos últimos dois anos, trabalhando com instituições de caridade e programas que envolvem conscientização de saúde mental e essa iniciativa é a primeira do que será uma série de colaborações com o clube”, disse a nota oficial.
Se achou que seria o suficiente para aplacar a ira da torcida, o Villa estava errado. “O Supporter’s Trust do Aston Villa está muito decepcionado com o anúncio do clube de patrocínio master com a BK8 na frente da sua camiseta para as próximas três temporadas. Em janeiro, vários grupos de torcedores do Villa emitiram um comunicado conjunto expressando preocupação pelas supostas discussões com a BK8, destacando malefícios sociais e à saúde mental causados pelo problema das apostas, com mais de 400 suicídios por vício em jogo no Reino Unido anualmente e outras milhões de pessoas prejudicadas”, disse.
“Também expressamos preocupações com as práticas de marketing misóginas da BK8 e a reversão da posição do clube sobre não ter patrocínio de apostas na frente da camisa. Na época, recebemos garantias sobre o processo de avaliação do clube e fomos informados que as práticas de marketing misóginas eram de uma afiliada da BK8. Embora reconheçamos a realidade comercial, infelizmente sentimos que o clube não escutou as preocupações legítimas dos torcedores sobre o papel de patrocínios de apostas nos esportes”, continuou.
“Além disso, como parte do acordo, a BK8 contribuirá com uma porção das vendas do terceiro uniforme para uma caridade local. Se aprovamos fundos destinados a boas causas, eles não deveriam ser dados às custas dos outros. Similarmente, embora entendamos o desejo de torcedores, jogadores e funcionários do clube para que o Villa seja tão bem sucedido quanto for possível, isso não deve ser alcançado às custas de expor os torcedores a práticas exploratórias de operadores de apostas, especialmente durante uma crise de custo de vida”.
“O acordo com a BK8 é uma tentativa cínica de última hora de colher ganhos financeiros antes da proibição voluntária de patrocínios de apostas na parte da frente dos uniformes, que entrará em vigor na temporada 2026/27. O Trust sinceramente espera que o clube, sob a liderança do novo presidente global de Operações Comerciais, Chris Heck, seja guiado pela representação dos torcedores em assuntos futuros”, completou.
A nova camisa do Aston Villa
O uniforme do Aston Villa para a próxima temporada, já com o patrocínio da BK8 na frente, foi lançado nesta quinta-feira e conta com o novo escudo do clube, com um formato redondo em torno do tradicional leão, em homenagem ao time campeão europeu de 1981/82. O design é resultado de um processo que começou em junho do ano passado, com participação da torcida, que votou nas duas opções finais e escolheu o circulozinho. No entanto, o Villa ainda não parece muito confiante e informou que continuará usando o escudo anterior em torno do estádio Villa Park e nos seus canais digitais. Afirmou que “monitorará a reação local, nacional e global pelo uso dos dois escudos”. (Trivela)