Como as operadoras licenciadas pela LOTERJ estão promovendo um ambiente de jogo seguro e consciente

Apostas, Loteria I 04.11.24

Por: Magno José

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Como as operadoras licenciadas pela LOTERJ estão promovendo um ambiente de jogo seguro e consciente no Brasil
Conforme previsto no Credenciamento pela LOTERJ, as Bets devem adotar as melhores práticas nacionais e internacionais de complaince, como programa de integridade e de segurança na operação dos jogos, integrando organismo de monitoramento de apostas

O equilíbrio entre diversão e segurança é o que garante que o jogo permaneça como uma forma de entretenimento, sem causar danos financeiros ou à saúde. Neste sentido, a LOTERJ exige das suas Casas de Apostas licenciadas, a adoção de práticas de jogo responsável e um ambiente saudável e seguro aos apostadores brasileiros.

Conforme previsto no Credenciamento pela LOTERJ, as Bets devem adotar as melhores práticas nacionais e internacionais de complaince, como programa de integridade e de segurança na operação dos jogos, integrando organismo de monitoramento de apostas. Também é exigida a implantação de programa de jogo responsável, com ações para proteger o apostador com ludopatia e os menores de idade, bem como mecanismo de prevenção à lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e à manipulação de jogos, entre outras obrigações.

“Estabelecemos exigências modernas e rigorosas no credenciamento das Casas de Apostas, assegurando um ambiente seguro, onde as práticas de jogo responsável desempenham um papel crucial na proteção dos apostadores”, afirma o presidente da LOTERJ, Hazenclever Lopes Cançado.

Segurança e integridade nos jogos
Licenciada, a BIG Brazil | Caesars Sportsbook implantou rigorosa política de jogo responsável para atuar no país. “Estamos empenhados em proporcionar aos nossos clientes uma experiência diferenciada de entretenimento. Além de estar 100% em conformidade com as legislações vigentes, estadual e federal, temos uma rigorosa política de jogo responsável. Nossa plataforma dispõe de recursos, como autoavaliação, autoexclusão e até exclusão forçada, baseada em análise de comportamentos dos jogadores feita pelo nosso time de compliance. Inclusive, temos parcerias com organizações de apoio aos jogadores com ludopatia, como Jogadores Anônimos e Terapia para Jogos”, ressalta André Feldman, CEO da BIG Brazil.

Feldman acrescenta que a plataforma exige uma série de documentos pessoais dos apostadores que asseguram conformidade com as normas de PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro), além de verificar que o usuário é maior de idade e tem capacidade financeira para utilizar os serviços da operadora. “As informações são verificadas através do cruzamento de dados e documentos fornecidos pelos clientes com as bases de dados da administração pública. Em complemento, também será exigida a biometria facial, conforme exigido pela legislação federal”, ressalta.

Certificação e práticas contra ludopatia
Trabalhando com três princípios fundamentais: segurança do jogador, do jogo e proteção contra problemas de jogo, o CEO da BestBet, Paulo Roberto Nogueira, informa que após a obtenção da certificação ISO 37.001 e ISSO 37.301, a empresa está iniciando sua afiliação a organismos internacionais de práticas de RGF (Responsible Game Framework) para ter as melhores práticas contra ludopatia, entre outros.

“Para a segurança do jogador, disponibilizamos mecanismos para que ele possa gerenciar sua utilização da plataforma, como limites de valores e período de pausa. No momento, optamos por não oferecer bônus e campanhas relâmpagos, tampouco é utilizado programas de afiliados, para ter o completo domínio dos agentes que promovem apostas e jogos online. Em relação à segurança do jogo e contra problemas de jogo, a plataforma é certificada pela CIBELAE. Temos padrões rígidos de atuação, desde a checagem do CPF do cliente junto à Receita Federal para verificação de idade legal para sua utilização, a partir de 18 anos completos, até a geração de alertas internos que possam indicar algum problema na atuação do apostador”, afirma Paulo Roberto Nogueira.

Suporte para garantir uma experiência segura
Totalmente comprometida com a promoção do jogo responsável, a ViaBet adotou estratégias para a segurança de seus usuários, como a verificação obrigatória de idade, que assegura que todos os jogadores tenham mais de 18 anos. “Utilizamos processos de KYC (Know Your Customer) e integramos tecnologias avançadas como reconhecimento facial no login e nas transações financeiras, além de diversas verificações dos CPFs cadastrados. Esses processos garantem a autenticidade dos dados dos usuários e evitam que menores de idade tenham acesso à nossa plataforma, além de outros perfis impedidos”, afirma Pedro Waite, Diretor de Operações.

A ViaBet oferece também materiais educativos sobre comportamento seguro no jogo. “Disponibilizamos recursos como limites de apostas, opções de autoexclusão, materiais educativos e combinado a isso, nossa equipe de suporte dedicada está sempre disponível para ajudar nossos jogadores, reforçando o compromisso com uma experiência segura e saudável para todos”, ressalta Waite.

Entretenimento e responsabilidade 
Respeito e a satisfação dos clientes são prioridades para o BPX Group (Vaidebet, Obabet e Betpix365). “Nosso maior patrimônio sempre foi a confiança de cada um dos nossos clientes espalhados por todo o Brasil. Por isso, respeitamos todas as regras e legislações existentes no país, assim como a promoção do jogo responsável. Levamos entretenimento de qualidade de forma acessível a milhares de pessoas todos os dias. Mas sabemos que a diversão só acontece com equilíbrio. Por isso, nossas plataformas contam com recursos tecnológicos para verificação de idade, documentação e até reconhecimento facial. Além da tecnologia, temos um time preparado para atender nossos clientes de forma humana, 24 horas por dia. Com isso, é possível identificar possíveis traços de ludopatia e qualquer distúrbio que possa levar o usuário a cenários negativos. Além disso, nosso sistema possui uma seção onde o próprio cliente pode definir vários tipos de limites. O respeito e a satisfação dos nossos clientes são prioridades. Pra nós, diversão é sinônimo de responsabilidade”, afirma o CEO Matheus Rocha.

 

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