Fifa obtém US$ 1,74 bilhão com patrocínios no ciclo encerrado com Copa do Mundo do Catar

A Fifa gerou cerca de US$ 1,74 bilhão em receitas de patrocínios durante o último ciclo de vendas de quatro anos, culminando com a atual Copa do Mundo do Catar. O resultado significa um aumento de mais de 4,6% em relação aos quatro anos anteriores, quando obteve US$ 1,66 bilhão com a venda de direitos de patrocínio no ciclo encerrado com a Copa do Mundo da Rússia 2018. Os dados fazem parte de um estudo feito pelo site britânico Sport Business.
Grande parte desse aumento foi impulsionado pelos patrocinadores da atual Copa do Mundo, na qual houve um aumento de arrecadação de US$ 363 milhões (Rússia 2018) para cerca de US$ 545 milhões (Catar 2022).
Na categoria parceiros da Fifa, que concede direitos de exposição para competições masculinas, femininas e de e-Sports da federação, houve pouca movimentação. A Qatar Airways ingressou nesse nível ainda no ciclo anterior, em 2017. No atual quadriênio, as receitas vindas desse grupo de apoiadores chegaram a US$ 1,05 bilhão.
Apostas
Uma área que experimenta expansão é a de apostas esportivas. Nos Estados Unidos, o mercado vem aumentando desde que a Suprema Corte derrubou restrições federais aos jogos de azar, em maio de 2018
No atual ciclo, a Fifa fechou com a plataforma de apostas esportivas grega Betano, que também investe no futebol brasileiro, um contrato de apoiadora regional para a Europa. Foi o primeiro contrato de patrocínio entre a federação que comanda o futebol e uma marca de apostas esportivas. Confira na Máquina do Esporte o balanço e as projeções do faturamento da FIFA.