Ministério de Defesa do Consumidor da Espanha apresentou uma nova campanha para desencorajar o jogo

O Governo da Espanha, através do Ministério do Consumo, lançou nesta segunda-feira (14) uma campanha publicitária cujo objetivo é “dar conhecimento aos riscos dos jogos de azar”. A campanha se intitula #PERO e será transmitida em mídia digital, rádio e outdoors em todo o país. Segundo o ministro Alberto Garzón, cerca de metade dos novos jogadores têm menos de 25 anos.
Conforme relatado, “a campanha #PERO tem como peça central um videoclipe em que são reveladas as desculpas usuais com as quais os jogadores tendem a se justificar e ignorar o fato de que seu consumo pode se tornar um problema”.
O vídeo, que foi transmitido em diferentes redes sociais, inclui uma música interpretada pelo cantor Javi Ferrara, vocalista do grupo madrileno Parquesvr, e é inspirado em uma de suas músicas originais.
Durante a apresentação da campanha, o ministro do Consumo, Alberto Garzón, salientou que as apostas e os jogos de azar “não são neutros nem assépticos” e, por isso, afirmou que a campanha em causa é uma “ferramenta muito valiosa para informar e alertar que os ‘mas’ podem ser o início do processo pelo qual uma pessoa acaba tendo comportamentos patológicos em torno do jogo”.
Nesse sentido, Garzón referiu que não é o mesmo “viver num bairro onde os poderes públicos e a sociedade civil trabalharam para o encher de opções culturais e esportivas acessíveis e econômicas, do que num bairro sufocado pelo sequestro do seu espaço público com as ruas repletas de salões e casas de apostas.”
Por isso, o ministro espanhol alertou que a responsabilidade pelo problema “não pode recair apenas sobre a pessoa que sofre do problema ou sobre os entes queridos que o rodeiam” e considerou que os problemas do jogo são “uma responsabilidade pública e coletiva de primeira ordem”.
De seu portfólio, eles relataram que “o número de novos jogadores online com menos de 25 anos na Espanha cresceu exponencialmente nos últimos anos, passando de 28% em 2016 para 48% em 2021”. Sobre isso, Garzón destacou que os jogos de azar “envolvem sérios riscos cujas consequências dizem respeito a todos” independentemente da idade, sexo ou classe social.
Refira-se que, em junho, o responsável dos Assuntos do Consumidor anunciou que o Governo vai aprovar até final de 2022 um decreto real sobre ambientes mais seguros para utilizadores de jogos online, que visaria principalmente o setor mais jovem de apostas desportivas online e consumidores de jogos.
Depois disso, em julho, sua carteira adjudicou o concurso para o “serviço de criatividade, design, realização e produção da campanha do Ministério do Consumo sobre os riscos do consumo de jogos de azar e apostas!” à empresa MRM Worldwide pelo custo de EUR 236.797 (US$ 240.070).