Português assumirá loteria de São Paulo

Fernando Paes Afonso, português que comandou o Jogos Santa Casa (loteria de Portugal), será anunciado como o CEO do Consórcio Aposta Vencedora, que arrematou em leilão a loteria de São Paulo por R$ 600 milhões para operar a banca pelos próximos 15 anos, registra nota da coluna Painel S.A. da Folha de S.Paulo.
Além de ex-CEO dos Jogos Santa Casa, Afonso foi administrador da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e vice-presidente da Associação Europeia de Loterias.
Sob sua gestão, a companhia expandiu pontos de venda, ampliou o portfólio de produtos comercializados e implementou iniciativas que deram mais transparência aos recursos arrecadados.
Além do interesse nos jogos lotéricos brasileiros, o executivo também foi responsável por liderar projetos para a criação de loterias na América Central e na África.
A concessão foi iniciada em 2021 e a participação nesta concorrência fazia parte do plano de negócios da Santa Casa Global, empresa criada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para explorar o mercado internacional. A estratégia foi abandonada na sequência de perdas avultadas e muitas dúvidas e suspeitas em Portugal.
Em São Paulo, parte dos recursos arrecadados serão revertidos para a saúde pública.