Caixa aprova nomes de sete vice-presidentes, após costura política com Lira; confira
O Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal aprovou a nomeação de sete novos vice-presidentes (um deles interino) para a instituição financeira, após acordo costurado com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Os nomes foram anunciados em comunicado ao mercado nesta quarta-feira.
Os novos vice-presidentes são:
– Adriano Assis Matias (Rede de Varejo);
– Laércio Roberto Lemos de Souza (Tecnologia e Digital);
– Marcelo Campos Prata (Logística, Operações e Segurança);
– Paulo Rodrigues de Lemos Lopes (Sustentabilidade e Cidadania Digital);
– Pedro Ermirio de Almeida Freitas Filho (Agente Operador);
– Tarso Duarte de Tassis (Negócios de Atacado)
– Daniel de Castro Borges (Pessoas). Borges é diretor executivo de Pessoas e assumirá o a vice-presidência interinamente.
A Caixa agora é presidida por Carlos Vieira, indicado por Lira. O banco público foi alvo de negociações para que o governo conseguisse mais apoio em votações no Congresso.
Alguns dirigentes foram destituídos para acomodar indicações políticas. Segundo o comunicado da Caixa, foram afastados de seu cargos:
– Adriana Nascimento Moreira da Silva Salgueiro, que ocupava a vice-presidência Tecnologia e Digital;
– Lucíola Aor Vasconcelos, que estava à frente da vice-presidência Agente Operador;
– Mônica dos Santos Monteiro, que estava na vice-presidência Logística, Operações e Segurança;
– Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, que ocupava a vice-presidência de Pessoas.
Loterias com a vice-presidência de Agente Operador
A vice-presidência de Agente Operador é responsável por conduzir os negócios das loterias federais, operacionalizar o FGTS e administrar fundos de governo e recursos de programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida.
Natural de Aliança, o superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho, 39 anos, foi nomeado vice-presidente de Agente Operador da Caixa Econômica Federal. A informação foi divulgada pelo banco, na manhã de hoje (24).
Freitas é formado em direito, com pós-graduação em Gestão Bancária pela FGV e especialização em Direito Eleitoral. Ele é servidor de carreira do BNB há 20 anos.