Câmara Municipal de Belo Horizonte aprova projeto que pretende criar loteria municipal
A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, nesta terça-feira (2), em 1° turno, o projeto de lei que propõe criar uma loteria municipal. De autoria do vereador Juliano Lopes (Agir), a proposta pretende arrecadar recursos e financiar ações e projetos voltados à assistência social, direitos humanos, esporte, cultura, saúde e segurança pública.
Segundo Juliano, a perspectiva é que Belo Horizonte consiga arrecadar, aproximadamente, R$ 5 milhões por ano com a iniciativa. O projeto teria uma dinâmica semelhante a da Loteria Mineira, que é administrada pelo governo estadual. Em Belo Horizonte, a Secretaria de Administração ficaria responsável pela organização e gestão dos recursos.
A dinâmica da loteria funcionaria com a venda de cartelas. Os números seriam sorteados semanalmente. “Esse projeto já funciona na cidade de Cuiabá e Campinas. A ideia é que a prefeitura consiga arrecadar através da loteria e invista os recursos para as áreas de esporte e assistência social”, explicou Juliano Lopes.
O projeto foi aprovado por 35 votos a 4. Foram contrários à proposta os vereadores Bráulio Lara (Novo), Marcela Trópia (Novo), Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Flávia Borja (PP).
“Nós (partido Novo) somos contra ampliar a atuação do poder público além daquela atuação que a gente acha essencial que seria saúde, educação e segurança”, explicou a líder do Novo na Câmara, Fernanda Pereira Altoé. (O Tempo)