Gente do Grupo Globo divulga pesquisa: ‘O mercado de apostas esportivas’
O site Gente, que é a plataforma da Globo de estudos e insights sobre o comportamento do consumidor e hábitos dos brasileiros, divulga pesquisa com panorama sobre o alcance global da atividade e o potencial dos players brasileiros para as apostas esportivas
Confira as principais soluções:
Mundo
As apostas esportivas se tornaram uma atividade consolidada que cresce 11,5% a cada ano. Em 2020, o mercado global foi avaliado em US$ 59.6 bilhões – podendo chegar até US$ 127,3 bilhões em 2027.
No Brasil, os números também são animadores. Com a regulamentação das apostas esportivas, o país poderá se tornar um dos principais mercados do mundo, levando em conta o tamanho da população e a paixão do povo brasileiro por esportes.
O mercado norte-americano
Nos EUA, já é possível observar os efeitos positivos no setor conforme a regulamentação avança. E nem mesmo a pandemia do coronavírus refreou o crescimento das apostas esportivas em 2020.
Números do setor
Ano | Estados Legalizados | Valor Apostado
(US$ – em milhões) |
Faturamento
(US$ – em milhões) |
2018 | 8 | 4.618 | 328,8 |
2019 | 14 | 13.070 | 915,1 |
2020 | 20 | 21.526 | 1.545 |
Valor apostado: valor total apostado em esportes
Faturamento: receita bruta após o pagamento das apostas esportivas vencedoras
O mercado americano se recuperou a partir do segundo semestre
A partir do segundo semestre, o mercado estadunidense se recuperou, como mostra o gráfico abaixo. Os meses de agosto, setembro, outubro e dezembro viram as apostas mensais mais que dobrarem com relação a 2019.
Muitos esportes foram praticados sem torcedores presentes. É possível, portanto, que fazer uma aposta tenha representado uma maneira dos fãs se sentirem mais próximos da sua modalidade favorita.
As apostas legais nos EUA
Com sinal verde desde 2018 para que os estados pudessem legalizar as apostas, os EUA se transformaram em um dos principais mercados do mundo. A indústria de apostas esportivas do país está preparada para ser ainda mais competitiva em 2021, com cada vez mais estados adequados à atividade.
A notícia é ótima para apostadores, afinal, um número maior de competições permite probabilidades mais atraentes e melhores promoções para o mercado.
Brasil: mercado atraente e promissor
O mercado de apostas esportivas no Brasil alcançou R$ 7 bilhões em 2020, mesmo com a pandemia que paralisou boa parte dos jogos. Entre 2018 e 2020, o setor cresceu de R$ 2 bilhões para R$ 7 bilhões, segundo Mktesportivo.
Mercado em alta
O aumento na busca pelas palavras e termos relacionados acompanha a curva de crescimento do investimento publicitário das marcas no mercado de apostas, de todos os meios.
Investimento Publicitário
Mercado de apostas esportivas – todos os meios
O setor está cada vez mais competitivo e o crescimento do investimento em publicidade comprova esse movimento. Com a consolidação do mercado, é importante que as marcas interessadas aproveitem essa alta visibilidade.
Casas de apostas
Mais numerosas e mais simples. Nelas, você aposta em algum resultado e aguarda o término do jogo. Você não pode alterar sua aposta durante o jogo, exceto em casas que disponibilizam o Cash Out, que permite encerrar uma aposta antes do término da partida. O valor recebido vai depender se está próximo de ganhar ou perder a aposta.
Bolsas Esportivas
Oferecem recurso que permite realizar a compra e venda de Odds (cotações) durante os jogos, em tempo real. Com isso, mesmo que a aposta inicial não vença, é possível ganhar dinheiro.
Os profissionais do setor
No mercado de apostas esportivas, há as chamadas consultorias. São pessoas que largaram seu emprego formal e acompanham os jogos diariamente. Esses profissionais cobram um valor simbólico para ajudar os apostadores e contam com milhares de seguidores.
Além de apostas esportivas, os brasileiros também investem em:
69% – Loteria Federal
38% – Fantasy Game
36% – Cassino online*
33% – Aposta informal em assuntos diversos (valendo dinheiro, mas não em site)
32% – Bingo online
Na área de fantasy games, como era de se esperar, o CartolaFC, da Globo, que explora os jogos do Brasileirão, está em primeiro lugar, com 78% dos entrevistados pela Industry Insights apontando que jogam o fantasy, enquanto 57% o fazem no ESPN Fantasy.
Entre os 36% que jogam cassino online, as modalidades que apostam com frequência são:
78% – Roleta
66% – Blackjack
64% – Jogos de mesa
63% – Slots (caça-níqueis)
61% – Vídeo Poker
50% – Jogos com crupier ao vivo
Para os brasileiros, apostar online é?
67% – Entretenimento
43% – Negócio
38% – Esporte
Ainda declararam: 23% jogo de azar | 12% algo ilegal
Os principais motivadores para as apostas esportivas são diversão, renda e conexão.
– Para 60%, apostar é uma forma de diversão
– 52% utilizam para aumentar a renda
– 1/3 aposta para se conectar ou socializar com amigos
– 12% dos respondentes declararam que as apostas esportivas são sua principal fonte de renda.
O perfil do apostador medido por frequência de apostas:
18% – Super Heavy User / 7 vezes na semana
16% – Heavy User / 4 a 6 vezes na semana
48% – Medium User / 1 a 3 vezes na semana
18% – Light User / 2 a 3 vezes no mês ou menos
Tipo de apostador
55% Moderado – preservo a segurança das minhas apostas, mas gosto de arriscar às vezes
33% Conservador – evito correr riscos
12% Agressivo – costumo me arriscar em busca de rendimentos maiores
Apostadores engajados
38% realizaram aposta esportiva nos últimos 7 dias
30% declararam ter realizado uma aposta ontem
Apenas 9,8% dos apostadores realizaram sua última aposta num período entre 3 e 6 meses.
Os principais motivos são:
51% – Estou economizando diante do cenário econômico
27% – Cansei de perder
20% – Só aposto em jogos especiais
18% – Perdi dinheiro e deixei de jogar
Investimento mensal
18% – Até R$ 30
17% – Entre R$ 31 e R$ 50
9% – Entre R$ 51 e R$ 70
18% – Entre R$ 71 e R$ 100
17% – Entre R$ 101 e R$ 200
9% – Entre R$ 201 e R$ 500
10% – Mais de R$ 501
*Apenas 2% não utilizam dinheiro real e apostam somente com bônus ou dinheiro fictício
Pandemia
Entre os respondentes da pesquisa, mais da metade afirma ter começado no mundo das apostas esportivas durante a pandemia
– 59% começaram apostar há no máximo 12 meses
– 13% iniciaram entre 12 e 18 meses
– 28% são apostadores há mais de 18 meses
Mesmo diante do cenário pandêmico, as pessoas continuaram apostando. Com mais disponibilidade de tempo para se dedicar, 27% dos respondentes aumentaram a quantidade de apostas. Para 18% deles, a pandemia não afetou sua forma de apostar. Entre os mais cautelosos, 22% optaram por apostas com menos riscos e 21% diminuíram os investimentos das apostas.
Sentimento do apostador
– quando realiza uma aposta
51% – Empolgado
48% – Confiante
44% – Ansioso
– quando ganha
61% – Feliz
52% – Empolgado
43% – Sortudo
21% – Aproveito para jogar mais
– quando perde
45% – Frustrado
37% – Triste
31% – Azarado
27% – Com raiva
22% – Jogo de novo para recuperar o que perdeu
20% – Fico sem jogar por algum tempo
20% – Desmotivado
Diversificando o investimento
Você possui cadastro em quantos sites de apostas? Os brasileiros responderam:
26% – 1 site
33% – 2 sites
29% – 3 a 5 sites
12% – 6+ sites
Escolha Do Site De Apostas Favorito e os principais fatores por grau de importância
1º Rapidez nos pagamentos;
2º Bônus de incentivo (apostas grátis);
3º Ampla oferta de formas de transferências de valores, depósitos e saques;
4º Melhores cotações nas odds (cotações) dos jogos;
5º Maior quantidade de modalidades esportivas, jogos e mercados dentro de cada jogo.
A importância da experiência positiva para a conquista de novos apostadores
Para 54,2%, a experiência positiva dos amigos é o item que mais dá segurança e confiança na hora de abrir uma conta em algum site de apostas esportivas. 78% confiam nos sites que os amigos utilizam ou indicam para apostas.
Outros fatores são:
– 54% – Sites com certificado de conexão segura
– 49% – Avaliações positivas de sites especializados
– 41% – Parcerias com empresas que eu conheço e confio (Ex.: sistemas de pagamento)
– 41% – Possuir licença por alguma autoridade reguladora
– 36% – Patrocinar algum time, jogador ou esporte conhecido
– 28% – Quando eu vejo algum tipo de publicidade da marca na televisão
– 27% – Quando eu vejo a publicidade da marca em sites esportivos
– 21% – Quando eu vejo a publicidade da marca independente do meio
Esportes mais apostados
(Cada respondente selecionou em média 4 esportes)
– 81% – Futebol
– 33% – Basquete
– 29% – eSports
– 26% – Poker
– 23% – MMA
– 24% – Vôlei
– 21% – Corrida de Cavalo
– 21% – Boxe
– 21% – Futebol Americano
– 10% – Tênis
( eSports )
A indústria dos esportes eletrônicos não para de quebrar recordes e o Brasil já é o terceiro país com mais entusiastas dos eSports no mundo, atrás apenas dos EUA e da China. A estimativa é que o mercado fature US$ 1 bilhão pela primeira vez em 2021, superando em 14,5% o ano anterior.
Por falar em faturamento, os games já valem mais que as indústrias do cinema e da música juntas. Esses números impressionantes foram impulsionados pelo isolamento social causado pela pandemia e fizeram o mercado de eSports crescer de maneira significativa em 2020.
Em 2019, a final da Copa do Mundo de League of Legends registrou a incrível marca de 99,6 milhões de espectadores.
Como você se informa sobre o conteúdo esportivo para realizar as apostas?
– 56% – Programas esportivos
– 56% – Sites especializados em notícias de esportes
– 40% – Grupos em rede social
– 36% – Especialistas do setor
– 32% – Dados e relatórios de consultorias
– 32% – Influenciado por amigos e familiares
– 30% – Através de influenciadores
Canais utilizados para acompanhar, em tempo real, as transmissões dos eventos em que apostou (podendo ser simultaneamente ou não)
– 63% – Pelos sites de apostas
– 52% – Redes sociais
– 52% – Canais de TV por assinatura
– 48% – Canais de YouTube
– 46% – Canais de TV aberta
*Ainda sobre a importância da comunicação para os apostadores, o SporTV aparece em primeiro lugar na lista de canais esportivos favoritos.
Escolhendo a modalidade
– 60% – apostam em modalidades que gostam de assistir
– 47% – modalidades que conhece profundamente
– 47% – com base nas cotações e chances de ganho
– 37% – modalidades com grande oferta de análise estatística
(*) A cotação das ODDs está entre os três principais fatores que interferem na escolha do esporte para apostar
(*) O desempenho do time influencia na vontade e/ou frequência de apostar para 67% dos respondentes
Punter vs Trader
Tipo de apostador:
– 20% – Punter
– 19% – Trader
– 38% – Em ambos
– 24% – Não sei
Melhorar a experiência
Trabalhar os apostadores que não sabem em qual modalidade investir pode ser uma oportunidade. A pesquisa apontou que 44% dos entrevistados gostariam de um tutorial para iniciantes de como realizar apostas esportivas.
Os tipos de aposta mais populares são
– 55% – Aposta simples (Você aposta em um resultado, e se a sua previsão estiver correta, você ganha)
– 42% – Aposta múltipla (Apostas em dois ou mais resultados, por exemplo, dois jogos de basquete distintos. A aposta múltipla paga somente se o resultado de todas as suas escolhas estiverem corretas)
– 36% – Dupla chance (Você escolhe dois dos três resultados possíveis (vitória, derrota e empate) – o que aumenta suas chances de ganhar, mas reduz o seu lucro em caso de acerto)
O poder da publicidade
Principais plataformas com circulação de publicidade lembradas
– 64% – Internet
– 54% – Rede Social
– 48% – TV por assinatura
– 47% – TV aberta
– 16% – Jornal
– 16% – Mídia exterior
– 16% – Revista
– 13% – Radio
(*) 85% concordam ou concordam totalmente que sites mais conhecidos são mais confiáveis e 72% gostam de ver a marca que apostam ativa em publicidade
Concordam ou concordam totalmente
– 71% – Quando vejo publicidade de algum site de apostas que não conheço, me interesso em saber mais
– 67% – Ser impactado pela publicidade de algum site de apostas pode me motivar a apostar ou conhecer o site
– 61% – Me sinto motivado a apostar quando sou impactado por alguma publicidade
– 57% – Publicidade em televisão tem forte influência sobre mim
– 51% – Comecei a apostar depois de ser impactado por publicidade
Subindo a aposta
O que levaria você aumentar a quantidade de apostas esportivas online?
– 57% – Pagamentos especiais de bônus/cashbacks
– 44% – Acesso a análises mais detalhadas
– 44% – Mais facilidade de pagamento
– 44% – Site mais fácil de navegar e apostar
(*) Apenas 9,8% disseram que dificilmente aumentaria a quantidade de apostas
Como melhorar a sua experiência?
– 53% – Pagar os ganhadores de forma mais rápida
– 44% – Ter mais transmissões de jogos ao vivo
– 43% – Disponibilizar estatísticas atualizadas sobre todas as modalidades de jogos
– 35% – Realizar análises e comentários técnicos após as partidas
CAMPEONATOS QUE MAIS RECEBEM APOSTAS
Autoria: Inteligência de Mercado Globo | Rafael Garey e Glauber Prado
Diagramação: Izabella Donafe, Roger Arruda e Daniel Frias
Edição: Tiago Lontra e Luiza Lourenço
Confira o Infográfico na Gente.