Gente do Grupo Globo divulga pesquisa: ‘O mercado de apostas esportivas’

Apostas, Destaque I 22.10.21

Por: Magno José

Compartilhe:
Gente do Grupo Globo divulga pesquisa: ‘O mercado de apostas esportivas’ 3
Um panorama sobre o alcance global da atividade e o potencial dos players brasileiros

O site Gente, que é a plataforma da Globo de estudos e insights sobre o comportamento do consumidor e hábitos dos brasileiros, divulga pesquisa com panorama sobre o alcance global da atividade e o potencial dos players brasileiros para as apostas esportivas

Confira as principais soluções:

Mundo

As apostas esportivas se tornaram uma atividade consolidada que cresce 11,5% a cada ano. Em 2020, o mercado global foi avaliado em US$ 59.6 bilhões – podendo chegar até US$ 127,3 bilhões em 2027.

No Brasil, os números também são animadores. Com a regulamentação das apostas esportivas, o país poderá se tornar um dos principais mercados do mundo, levando em conta o tamanho da população e a paixão do povo brasileiro por esportes.

O mercado norte-americano

Nos EUA, já é possível observar os efeitos positivos no setor conforme a regulamentação avança. E nem mesmo a pandemia do coronavírus refreou o crescimento das apostas esportivas em 2020.

Números do setor

Ano Estados Legalizados Valor Apostado

(US$ – em milhões)

Faturamento

(US$ – em milhões)

2018 8 4.618 328,8
2019 14 13.070 915,1
2020 20 21.526 1.545

Valor apostado: valor total apostado em esportes

Faturamento: receita bruta após o pagamento das apostas esportivas vencedoras

 

O mercado americano se recuperou a partir do segundo semestre

grafico ajustado@3x-8

A partir do segundo semestre, o mercado estadunidense se recuperou, como mostra o gráfico abaixo. Os meses de agosto, setembro, outubro e dezembro viram as apostas mensais mais que dobrarem com relação a 2019.

Muitos esportes foram praticados sem torcedores presentes. É possível, portanto, que fazer uma aposta tenha representado uma maneira dos fãs se sentirem mais próximos da sua modalidade favorita.

As apostas legais nos EUA

Gente do Grupo Globo divulga pesquisa: ‘O mercado de apostas esportivas’

Com sinal verde desde 2018 para que os estados pudessem legalizar as apostas, os EUA se transformaram em um dos principais mercados do mundo.   A indústria de apostas esportivas do país está preparada para ser ainda mais competitiva em 2021, com cada vez mais estados adequados à atividade.

A notícia é ótima para apostadores, afinal, um número maior de competições permite probabilidades mais atraentes e melhores promoções para o mercado.

Brasil: mercado atraente e promissor

O mercado de apostas esportivas no Brasil alcançou R$ 7 bilhões em 2020, mesmo com a pandemia que paralisou boa parte dos jogos. Entre 2018 e 2020, o setor cresceu de R$ 2 bilhões para R$ 7 bilhões, segundo Mktesportivo.

Mercado em alta

Imagem3

O aumento na busca pelas palavras e termos relacionados acompanha a curva de crescimento do investimento publicitário das marcas no mercado de apostas, de todos os meios.

Investimento Publicitário

Mercado de apostas esportivas – todos os meios

Imagem4

O setor está cada vez mais competitivo e o crescimento do investimento em publicidade comprova esse movimento. Com a consolidação do mercado, é importante que as marcas interessadas aproveitem essa alta visibilidade.

Casas de apostas

Mais numerosas e mais simples. Nelas, você aposta em algum resultado e aguarda o término do jogo. Você não pode alterar sua aposta durante o jogo, exceto em casas que disponibilizam o Cash Out, que permite encerrar uma aposta antes do término da partida. O valor recebido vai depender se está próximo de ganhar ou perder a aposta.

Bolsas Esportivas

Oferecem recurso que permite realizar a compra e venda de Odds (cotações) durante os jogos, em tempo real. Com isso, mesmo que a aposta inicial não vença, é possível ganhar dinheiro.

Os profissionais do setor

No mercado de apostas esportivas, há as chamadas consultorias. São pessoas que largaram seu emprego formal e acompanham os jogos diariamente. Esses profissionais cobram um valor simbólico para ajudar os apostadores e contam com milhares de seguidores.

Além de apostas esportivas, os brasileiros também investem em:

69% – Loteria Federal

38% – Fantasy Game

36% – Cassino online*

33% – Aposta informal em assuntos diversos (valendo dinheiro, mas não em site)

32% – Bingo online

Na área de fantasy games, como era de se esperar, o CartolaFC, da Globo, que explora os jogos do Brasileirão, está em primeiro lugar, com 78% dos entrevistados pela Industry Insights apontando que jogam o fantasy, enquanto 57% o fazem no ESPN Fantasy.

 

 

Entre os 36% que jogam cassino online, as modalidades que apostam com frequência são:

Gente do Grupo Globo divulga pesquisa: ‘O mercado de apostas esportivas’ 1

78% – Roleta

66% – Blackjack

64% – Jogos de mesa

63% – Slots (caça-níqueis)

61% – Vídeo Poker

50% – Jogos com crupier ao vivo

Para os brasileiros, apostar online é?

67% – Entretenimento

43% – Negócio

38% – Esporte

Ainda declararam: 23% jogo de azar | 12% algo ilegal

Os principais motivadores para as apostas esportivas são diversão, renda e conexão.

– Para 60%, apostar é uma forma de diversão

– 52% utilizam para aumentar a renda

– 1/3 aposta para se conectar ou socializar com amigos

– 12% dos respondentes declararam que as apostas esportivas são sua principal fonte de renda.

O perfil do apostador medido por frequência de apostas:

18% – Super Heavy User / 7 vezes na semana

16% – Heavy User / 4 a 6 vezes na semana

48% – Medium User / 1 a 3 vezes na semana

18% – Light User / 2 a 3 vezes no mês ou menos

Tipo de apostador

55% Moderado – preservo a segurança das minhas apostas, mas gosto de arriscar às vezes

33% Conservador – evito correr riscos

12% Agressivo – costumo me arriscar em busca de rendimentos maiores

Apostadores engajados

38% realizaram aposta esportiva nos últimos 7 dias

30% declararam ter realizado uma aposta ontem

Apenas 9,8% dos apostadores realizaram sua última aposta num período entre 3 e 6 meses.

Os principais motivos são:

51% – Estou economizando diante do cenário econômico

27% – Cansei de perder

20% – Só aposto em jogos especiais

18% – Perdi dinheiro e deixei de jogar

Investimento mensal

18% – Até R$ 30

17% – Entre R$ 31 e R$ 50

9% – Entre R$ 51 e R$ 70

18% – Entre R$ 71 e R$ 100

17% – Entre R$ 101 e R$ 200

9% – Entre R$ 201 e R$ 500

10% – Mais de R$ 501

*Apenas 2% não utilizam dinheiro real e apostam somente com bônus ou dinheiro fictício

Pandemia

Entre os respondentes da pesquisa, mais da metade afirma ter começado no mundo das apostas esportivas durante a pandemia

– 59% começaram apostar há no máximo 12 meses

– 13% iniciaram entre 12 e 18 meses

– 28% são apostadores há mais de 18 meses

Mesmo diante do cenário pandêmico, as pessoas continuaram apostando. Com mais disponibilidade de tempo para se dedicar, 27% dos respondentes aumentaram a quantidade de apostas. Para 18% deles, a pandemia não afetou sua forma de apostar. Entre os mais cautelosos, 22% optaram por apostas com menos riscos e 21% diminuíram os investimentos das apostas.

Sentimento do apostador

– quando realiza uma aposta

51% – Empolgado

48% – Confiante

44% – Ansioso

– quando ganha

61% – Feliz

52% – Empolgado

43% – Sortudo

21% – Aproveito para jogar mais

– quando perde

45% – Frustrado

37% – Triste

31% – Azarado

27% – Com raiva

22% – Jogo de novo para recuperar o que perdeu

20% – Fico sem jogar por algum tempo

20% – Desmotivado

Diversificando o investimento

Você possui cadastro em quantos sites de apostas? Os brasileiros responderam:

26% – 1 site

33% – 2 sites

29% – 3 a 5 sites

12% – 6+ sites

Escolha Do Site De Apostas Favorito e os principais fatores por grau de importância

1º Rapidez nos pagamentos;

2º Bônus de incentivo (apostas grátis);

3º Ampla oferta de formas de transferências de valores, depósitos e saques;

4º Melhores cotações nas odds (cotações) dos jogos;

5º Maior quantidade de modalidades esportivas, jogos e mercados dentro de cada jogo.

A importância da experiência positiva para a conquista de novos apostadores

Para 54,2%, a experiência positiva dos amigos é o item que mais dá segurança e confiança na hora de abrir uma conta em algum site de apostas esportivas. 78% confiam nos sites que os amigos utilizam ou indicam para apostas.

Outros fatores são:

– 54% – Sites com certificado de conexão segura

– 49% – Avaliações positivas de sites especializados

– 41% – Parcerias com empresas que eu conheço e confio (Ex.: sistemas de pagamento)

– 41% – Possuir licença por alguma autoridade reguladora

– 36% – Patrocinar algum time, jogador ou esporte conhecido

– 28% – Quando eu vejo algum tipo de publicidade da marca na televisão

– 27% – Quando eu vejo a publicidade da marca em sites esportivos

– 21% – Quando eu vejo a publicidade da marca independente do meio

Esportes mais apostados

(Cada respondente selecionou em média 4 esportes)

– 81% – Futebol

– 33% – Basquete

– 29% – eSports

– 26% – Poker

– 23% – MMA

– 24% – Vôlei

– 21% – Corrida de Cavalo

– 21% – Boxe

– 21% – Futebol Americano

– 10% – Tênis

 

( eSports )

A indústria dos esportes eletrônicos não para de quebrar recordes e o Brasil já é o terceiro país com mais entusiastas dos eSports no mundo, atrás apenas dos EUA e da China. A estimativa é que o mercado fature US$ 1 bilhão pela primeira vez em 2021, superando em 14,5% o ano anterior.
Por falar em faturamento, os games já valem mais que as indústrias do cinema e da música juntas. Esses números impressionantes foram impulsionados pelo isolamento social causado pela pandemia e fizeram o mercado de eSports crescer de maneira significativa em 2020.
Em 2019, a final da Copa do Mundo de League of Legends registrou a incrível marca de 99,6 milhões de espectadores.

grafico 4@3x-8

Como você se informa sobre o conteúdo esportivo para realizar as apostas?

– 56% – Programas esportivos

– 56% – Sites especializados em notícias de esportes

– 40% – Grupos em rede social

– 36% – Especialistas do setor

– 32% – Dados e relatórios de consultorias

– 32% – Influenciado por amigos e familiares

– 30% – Através de influenciadores

Canais utilizados para acompanhar, em tempo real, as transmissões dos eventos em que apostou (podendo ser simultaneamente ou não)

– 63% – Pelos sites de apostas

– 52% – Redes sociais

– 52% – Canais de TV por assinatura

– 48% – Canais de YouTube

– 46% – Canais de TV aberta

*Ainda sobre a importância da comunicação para os apostadores, o SporTV aparece em primeiro lugar na lista de canais esportivos favoritos.

Escolhendo a modalidade

– 60% – apostam em modalidades que gostam de assistir

– 47% – modalidades que conhece profundamente

– 47% – com base nas cotações e chances de ganho

– 37% – modalidades com grande oferta de análise estatística

(*) A cotação das ODDs está entre os três principais fatores que interferem na escolha do esporte para apostar

(*) O desempenho do time influencia na vontade e/ou frequência de apostar para 67% dos respondentes

Punter vs Trader

Tipo de apostador:

– 20% – Punter

– 19% – Trader

– 38% – Em ambos

– 24% – Não sei

Melhorar a experiência

Trabalhar os apostadores que não sabem em qual modalidade investir pode ser uma oportunidade. A pesquisa apontou que 44% dos entrevistados gostariam de um tutorial para iniciantes de como realizar apostas esportivas.

Os tipos de aposta mais populares são

– 55% – Aposta simples (Você aposta em um resultado, e se a sua previsão estiver correta, você ganha)

– 42% – Aposta múltipla (Apostas em dois ou mais resultados, por exemplo, dois jogos de basquete distintos. A aposta múltipla paga somente se o resultado de todas as suas escolhas estiverem corretas)

– 36% – Dupla chance (Você escolhe dois dos três resultados possíveis (vitória, derrota e empate) – o que aumenta suas chances de ganhar, mas reduz o seu lucro em caso de acerto)

O poder da publicidade

Principais plataformas com circulação de publicidade lembradas

– 64% – Internet

– 54% – Rede Social

– 48% – TV por assinatura

– 47% – TV aberta

– 16% – Jornal

– 16% – Mídia exterior

– 16% – Revista

– 13% – Radio

(*) 85% concordam ou concordam totalmente que sites mais conhecidos são mais confiáveis e 72% gostam de ver a marca que apostam ativa em publicidade

Concordam ou concordam totalmente

– 71% – Quando vejo publicidade de algum site de apostas que não conheço, me interesso em saber mais

– 67% – Ser impactado pela publicidade de algum site de apostas pode me motivar a apostar ou conhecer o site

– 61% – Me sinto motivado a apostar quando sou impactado por alguma publicidade

– 57% – Publicidade em televisão tem forte influência sobre mim

– 51% – Comecei a apostar depois de ser impactado por publicidade

Subindo a aposta

O que levaria você aumentar a quantidade de apostas esportivas online?

– 57% – Pagamentos especiais de bônus/cashbacks

– 44% – Acesso a análises mais detalhadas

– 44% – Mais facilidade de pagamento

– 44% – Site mais fácil de navegar e apostar

(*) Apenas 9,8% disseram que dificilmente aumentaria a quantidade de apostas

Como melhorar a sua experiência?

– 53% – Pagar os ganhadores de forma mais rápida

– 44% – Ter mais transmissões de jogos ao vivo

– 43% – Disponibilizar estatísticas atualizadas sobre todas as modalidades de jogos

– 35% – Realizar análises e comentários técnicos após as partidas

 

CAMPEONATOS QUE MAIS RECEBEM APOSTAS

Gente do Grupo Globo divulga pesquisa: ‘O mercado de apostas esportivas’ 2

 

 

Autoria: Inteligência de Mercado Globo | Rafael Garey e Glauber Prado

Diagramação: Izabella Donafe, Roger Arruda e Daniel Frias

Edição: Tiago Lontra e Luiza Lourenço

Confira o Infográfico na Gente.

 

Comentar com o Facebook