No futebol, torcedor lembra de apenas metade dos patrocinadores

Sete em cada dez torcedores de futebol conseguem lembrar espontaneamente de ao menos um patrocinador de seu time do coração. O dado é de uma pesquisa da consultoria Ilumeo, realizada entre 28 de janeiro e 7 de fevereiro com 752 entrevistados on-line. O estudo analisou mais de 250 marcas e indicou que a visibilidade nos uniformes, estádios e transmissões esportivas têm grande impacto na memorização e na conexão emocional entre torcedores e empresas, revela reportagem do VALOR.
De acordo com o levantamento, a maioria ( 78%) dos torcedores consegue se lembrar espontaneamente de ao menos um patrocinador de seu time. Os principais fatores para essa memorização são a exposição constante nos uniformes (62%), estádios (48%) e transmissões (37%). No entanto, os torcedores lembram-se de apenas metade dos patrocinadores presentes em suas equipes; se houver seis, em média, três serão recordados. Os patrocinadores máster e as marcas com presença contínua ao longo dos anos têm maior impacto na memória dos fãs.
“Descobrimos que investimentos em patrocínios pontuais e de pequeno porte tendem a ser esquecidos. O ideal é concentrar os recursos em poucos patrocinadores máster, com presença consistente ao longo de vários anos”, explicou Diego Senise, CEO da Ilumeo e professor de Estatística da ECA/USP.
Entre as marcas mais lembradas pelos torcedores, destacaram-se a Betano, com 52% de recordação, seguida por Coca-Cola (44%) e Vivo (40%). Também aparecem na lista outras marcas como Mercado Livre (39%) e Itaú (38%).
O estudo também mostrou que o engajamento dos torcedores com as marcas aumenta quando a comunicação está alinhada aos valores e paixões dos fãs. Para as empresas, o retorno sobre o investimento é expressivo: 65% dos torcedores têm uma percepção mais positiva das marcas que patrocinam o futebol, e 42% consideram isso um fator relevante para suas decisões de compra.
A pesquisa indicou que 60% dos torcedores não se importam com o número de patrocinadores nos uniformes, e 52% se identificam com as marcas que apoiam seus times. E que maioria dos torcedores, 66%, não vê problema no patrocínio de um time rival por uma marca bem vista.
Além disso, o estudo identificou categorias de empresas mais associadas ao futebol como casas de apostas (55%), bancos (47%) e montadoras de automóveis (39%), evidenciando que a repetição de presença no esporte contribui para um vínculo duradouro com o público. As marcas que se envolvem ativamente com iniciativas dos clubes e das torcidas também são mais bem recebidas.
Confira a lista completa das marcas mais lembradas:
01. Betano – 52%
02. Coca-Cola – 44%
03. Vivo – 40%
04. Mercado Livre – 39%
05. Itaú – 38%
06. BetNacional – 36%
07. Mastercard – 36%
08. Sportingbet – 35%
09. Superbet – 35%
10. Amstel – 35%
Outra pesquisa da Ilumeo sobre bets
No ano passado a Ilumeo realizou uma pesquisa com 2.327 pessoas de todo o Brasil entre os dias 20 de maio e 9 de junho, e analisou sua relação com apostas esportivas.