O mercado brasileiro e a importância das ferramentas de regulação
O mercado brasileiro de jogos on-line tornou-se foco de importantes estudos ligados ao setor, que contribuem para a melhor compreensão do assunto e de suas ramificações, como por exemplo, o valor do mercado, a segmentação de clientes, a localização geográfica, os meios de pagamento utilizados e entre tantos outros indicadores de extrema importância para a indústria do jogo on-line.
Para que a indústria funcione dentro de um ecossistema saudável é necessário que os legisladores garantam segurança jurídica que possibilite desenvolver uma série de diretrizes em conformidade com a legislação, monitoramento e controle do jogo on-line. No caso do Brasil, avanços significativos estão acontecendo, tanto no âmbito estadual como federal, contudo, o país tem capacidade para ir muito além.
Vale lembrar que as entidades reguladoras brasileiras têm um papel importante na captação e compartilhamento de informações com autoridades de outros países e representantes da indústria, a fim de estarem munidos de informação para quando o mercado estiver regulado e em plena operação. É importante destacar também que os organismos de supervisão têm um papel de protagonismo no controle das operações reguladas, pois são eles quem proporcionarão um ambiente de jogo seguro em que o usuário final tenha uma oferta de produtos de entretenimento, aliada à moderação e responsabilidade.
As boas práticas existem em todo o mundo, tanto nos componentes legislativos, quanto nas aplicações práticas de entrada e controle de novos operadores no mercado, mas não há uma solução modelo. Cada entidade e jurisdição tem a sua cultura e identidade próprias que se refletem na aplicação do modelo de impostos, na oferta de produtos para o consumidor final, nos meios de pagamentos autorizados de forma a evitar a lavagem de dinheiro e assim por diante.
Uma coisa é certa: o momento para o mercado brasileiro é agora!
Por isso, é importante unificar as informações de controle de gestão, assim como acontecem nas finanças. Hoje, temos várias soluções a serem aplicadas de acordo com a particularidade de cada empresa, no caso do reporte de atividade de jogo, uma boa sugestão passaria pela uniformização dos sistemas de reporte de informação, mais conhecido como “Cofre” na indústria de jogo. Isso possibilita que os laboratórios de certificação e credenciamento de plataformas e jogos e os provedores se envolvam em um processo de melhoria permanente e contínua.
Escrito assim, parece ser um conteúdo publicitário, mas não. Uma das características da indústria de jogos é a constante mudança de modo que não existem leis e regulamentos estáticos e imutáveis, já que a busca de melhoria contínua é uma realidade que deve ser praticada.
Sendo assim, o Estado, através das suas entidades reguladoras e os operadores devem estar preparados para esta realidade: quanto melhores forem as bases de trabalho, mais qualidade se consegue garantir para todos os “players” desse maravilhoso mundo do entretenimento.
Este é claramente um artigo de opinião que ficará obsoleto em pouco tempo! E digo isto de forma positiva. Pois é natural que, com toda a evolução tecnológica que estamos vivendo, novas plataformas, novos jogos e modelos de negócios cheguem ao mercado.
Hoje termino este texto com a alegria de poder contribuir para esta indústria e de ver o mercado brasileiro tomar forma, crescer e a criar empresas e profissionais com novas competências, que seguramente vão ser muito bem-sucedidos e trarão prosperidade a curto, médio e longo prazos.
(*) André Neves é português nascido e criado em Lisboa com formação em Direito e Engenharia com pós-graduação em Sistemas de Informação, André Neves atuou por anos no setor bancário até abraçar o mundo iGaming, há 10 anos, quando teve papel central na entrada da Bet.pt no mercado regulado de Portugal. Desde o início de 2022, é o COO da Salsa Technology onde vem liderando projetos como a criação do cofre Salsa Safe, o sistema de agentes Salsa Agents, e aplicativo Salsa App, além da preparação de produtos como o PAM Salsa Omni e agregador Salsa Gator para mercados regulados.