Ontário proíbe uso de atletas profissionais para anunciar e comercializar apostas esportivas online

Apostas I 24.10.23

Por: Magno José

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Estudo de Ontário revela que 85,3% dos jogadores usam sites regulamentados
A Comissão de Álcool e Jogos de Ontário (AGCO) anunciou na terça-feira que atualizou os Padrões do Registrador para Jogos na Internet para proibir o uso de atletas e disse que novas restrições entrarão em vigor em 28 de fevereiro de 2024

Ontário anunciou que a província proibirá o uso de atletas em publicidade para jogos de azar online, ao mesmo tempo em que fortalecerá os padrões para restringir o uso de celebridades que, segundo o governo, podem atrair menores de idade.

Mas defensores, o partido de oposição NDP e um senador canadense que pediu regulamentações mais rígidas no setor dizem que, embora a proibição seja bem-vinda, ela não vai longe o suficiente para proteger aqueles que são mais vulneráveis aos vícios em jogos.

Defensores e acadêmicos levantaram preocupações sobre a inundação de publicidade de apostas esportivas vista na província desde que Ontário se abriu para sites independentes de apostas online no ano passado, e criticaram o impacto que esses anúncios poderiam ter na saúde dos jovens.

A Comissão de Álcool e Jogos de Ontário (AGCO) anunciou na terça-feira que atualizou os Padrões do Registrador para Jogos na Internet para proibir o uso de atletas e disse que novas restrições entrarão em vigor em 28 de fevereiro de 2024.

A lenda do hóquei Wayne Gretzky e as atuais estrelas da NHL Connor McDavid e Auston Matthews estão entre os atletas que apareceram em anúncios de sites de apostas.

Ontário quer manter estrelas do esporte fora de anúncios de jogos de azar

“Crianças e jovens são fortemente influenciados pelos atletas e celebridades que admiram”, disse Tom Mungham, secretário e CEO da AGCO, em um comunicado. “Portanto, estamos aumentando as medidas para proteger os jovens de Ontário, proibindo o uso dessas figuras influentes para promover apostas online em Ontário.”

Mudança ocorre após consultas com público e especialistas

Em abril, a AGCO realizou consultas sobre sua proposta de proibição e recebeu contribuições de uma série de partes interessadas, incluindo organizações de saúde mental, especialistas em jogos de azar, operações de jogos e o público.

Em seu relatório de terça-feira, a AGCO disse que sua proposta “vem após críticas significativas de defensores, especialistas e pais sobre o aumento notável de anúncios de jogos de azar online, especialmente durante esportes ao vivo.

“Por exemplo, durante um jogo da série de playoffs de 2023 entre o Toronto Maple Leafs e o Florida Panthers, quase oito minutos e meio de anúncios foram dedicados a jogos de azar esportivos online.”

As apostas esportivas se tornaram legais no Canadá em agosto de 2021. Em 4 de abril de 2022, Ontário se tornou a primeira província do Canadá a expandir seu mercado de apostas esportivas, abrindo oficialmente a indústria para apostas de evento único.

A AGCO disse em um comunicado que, após o primeiro ano do mercado regulamentado de jogos pela internet de Ontário, descobriu que a publicidade que usava atletas e celebridades que apelavam para crianças era um “dano potencial para aqueles abaixo da idade legal de jogo”.

Os padrões alterados impedem que as operadoras de jogos pela internet de Ontário usem atletas ativos ou aposentados em seu marketing, a menos que os estejam usando para promover práticas de jogo responsável, disse.

Quando se trata do uso de celebridades em geral, “modelos, influências de mídia social, artistas, figuras de desenhos animados” e quaisquer símbolos que possam aparecer para menores de idade agora são restritos, disse.

As operadoras de Ontário não podem anunciar ou fornecer materiais de marketing descrevendo incentivos, bônus e créditos de jogos de azar. No entanto, antes do anúncio de terça-feira, não havia limites sobre quanto eles poderiam anunciar no geral, levando muitos a recrutar atletas de grande nome como embaixadores e gastando milhões em campanhas publicitárias.

Senador diz que regras mais rígidas e regulamentações nacionais são necessárias

A senadora canadense Marty Deacon, que apresentou uma legislação federal em junho que prevê a proibição de atletas e celebridades em anúncios de apostas esportivas em todo o país, disse em um comunicado enviado por e-mail que vê com bons olhos a medida da AGCO.

“Embora seja um passo na direção certa, eu gostaria de vê-los ir mais longe”, disse Deacon, que representa Waterloo como independente e treinou atletas envolvidos nas Olimpíadas, Commonwealth e Jogos Pan-Americanos. O senador disse que a província também só deve permitir anúncios de jogos de azar na TV depois de um certo tempo.

A proibição de Ontário também não “nega a necessidade de um único conjunto de padrões nacionais que as empresas de jogos de azar devem cumprir em todo o país”, disse ela.

“Se outras províncias abrem as apostas para mercados privados, nada as obriga a implementar os mesmos padrões de publicidade”, disse ela. As regras de colcha de retalhos em todo o país “levam à confusão”, e a legislação que ela propôs ajudaria a criar esses padrões, disse ela.

Deacon disse que apoiava a medida, pois permitia que as apostas fossem abertas e sob as regras e regulamentos canadenses. Mas uma “torrente muito grande de publicidade e promoções” para todas as idades também foi lançada, disse ela.

NDP pede que anúncios de apostas sejam banidos totalmente

O NDP de Ontário também disse na terça-feira que saúda a decisão da província de manter os atletas fora dos comerciais de jogos de azar online. A medida “ajudará a proteger crianças e adultos da explosão de conteúdo publicitário não regulamentado sob os conservadores da Ford”, disse o partido em um comunicado.

“Os profissionais de saúde têm soado o alarme sobre o impacto que a publicidade de jogos de azar online está tendo nas pessoas, especialmente nos jovens. As notícias de hoje são bem-vindas – agora precisamos seguir os conselhos dos especialistas e continuar pressionando por mais”, disse a deputada France Gélinas no comunicado, crítica de saúde do NDP.

Os críticos da publicidade de jogos de azar também incluíram o deputado conservador Kevin Waugh (Saskatoon-Grasswood), cujo projeto de lei de membro privado acabou levando à alteração do Código Penal canadense e à legalização das apostas esportivas de jogo único.

“Acho que o irritante são os anúncios”, disse Waugh à imprensa canadense em abril, no aniversário de primeiro ano da indústria de Ontário. “As pessoas estão muito chateadas com isso, eu entendo.”

Província não proíbe publicidade de apostas esportivas

Bruce Kidd, professor emérito de esportes e políticas públicas da Universidade de Toronto, que lançou uma campanha com colegas em maio pedindo que todos os anúncios de apostas esportivas fossem proibidos no Canadá, disse que, embora esteja feliz que a província tenha tomado a medida para lançar restrições – ele está desapontado ao ver que isso não entrará em vigor até o final de fevereiro do próximo ano.

“O governo adiou a implementação, supostamente para permitir que as empresas de publicidade se preparassem para a perda desse negócio”, disse. “Mas isso também significa que o Super Bowl será coberto, outras bonanças publicitárias, que terão uma influência poderosa sobre o número de jogadores e o número de jogadores problemáticos.”

Ele disse que, embora Ontário esteja reconhecendo os danos da publicidade e que isso possa impactar um público mais jovem, ainda não está proibindo a publicidade de apostas esportivas em geral. Kidd disse que espera que a legislação do senador Deacon seja aprovada e proíba a comercialização em todo o país.

“Nossa campanha é pela proibição de anúncios de jogos de azar da mesma forma que o Canadá proibiu anúncios de tabaco há uma geração e, pelas mesmas razões de saúde, esses produtos e práticas prejudicam as pessoas. Queremos minimizar, senão eliminar esse dano”, disse. (CBC Canada)

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