Timemania completa 16 anos nesta sexta-feira

A Timemania completa 16 anos de operação nesta sexta-feira (1º). A loteria de prognóstico específico foi criada pela Lei no 11.345, de 14 de setembro de 2006 e regulamentada pelo decreto nº 6.187/07. A modalidade foi criada com o objetivo de gerar receitas para que os clubes de futebol profissionais paguem suas dívidas previdenciárias e com a Receita Federal.
No total, 80 clubes participam da Timemania. Vinte da Série A e vinte da Série B do Campeonato Brasileiro, sendo que as restantes vagas são para clubes com maior número de títulos do Campeonato Brasileiro (Série A, B ou C), de estaduais, Taça Brasil ou Copa do Brasil.
22% do arrecadado é destinado para remuneração das entidades de prática desportiva da modalidade de futebol profissional que cederem os direitos de uso de suas denominações, marcas, emblemas, hinos ou símbolos para divulgação e execução do concurso de prognóstico.
Esse valor é dividido entre os clubes na seguinte proporção: 65% são destinados aos 20 times mais escolhidos como Time do Coração (do 1º ao 20º), que formam o GRUPO I; 25% aos outros 20 times mais escolhidos (do 21º ao 40º), que formam o GRUPO II e 8% da remuneração dividida entre os outros 40 clubes participantes do volante, que formam o GRUPO II.
2% dos recursos arrecadados com a Timemania são distribuídos aos clubes de acordo com a proporção de apostas no ‘Time do Coração’.
Menos de 2%
Criada para ajudar os clubes de futebol, a Timemania é que necessita de ajuda. No ano de 2023, a modalidade registrou uma queda de 34,57% na arrecadação e representa atualmente menos de 2% da arrecadação dos produtos da Loterias Caixa com R$ 339.2 milhões. Só para ter um comparativo, neste mesmo período a Mega-Sena arrecadou R$ 9,6 bilhões.