Cibelae promove seminário sobre combate ao jogo ilegal na Costa Rica com participação do presidente da Caixa Loterias

Feiras I 23.03.26

Por: Magno José

Compartilhe:
OpenBet leva soluções de geolocalização, AML e jogo responsável ao congresso da CIBELAE 1
A participação dos brasileiros Renato Siqueira e Luis Henrique Moraes da Silva em dois painéis distintos demonstra o envolvimento da CAIXA nas discussões regionais sobre segurança e combate ao jogo ilegal; confira a programação

A Corporação Ibero-Americana de Loterias e Apostas de Estado (Cibelae) promove o seminário “Jogo Ilegal e Segurança: Tecnologia e Regulamento Antifraude” em San José, na Costa Rica. O evento acontece entre 24 e 27 de março. A organização é feita em parceria com a Associação Mundial de Loteria (WLA) e o Conselho de Proteção Social (JPS).  (confira a programação)

As inscrições estão esgotadas. A programação reúne autoridades, operadores e provedores de tecnologia de diferentes países para discutir estratégias contra o mercado ilegal de jogos. Entre os participantes, destaca-se a presença de Renato Siqueira, presidente da CAIXA Loterias, que integrará o painel “Mercado Ilegal na Região – Alianças Estratégicas”, abordando cooperação entre países para enfrentar operações ilegais de jogos.

As atividades começam na terça-feira (24/3) com um coquetel de boas-vindas. O evento proporciona o primeiro espaço de networking entre autoridades, operadores e provedores de tecnologia presentes no seminário. A recepção antecede a programação técnica que se estende pelos dois dias seguintes.

A abertura oficial ocorre na quarta-feira (25/3). Andreas Kötter, presidente da WLA, Javier Milián, presidente da Cibelae, e Mariela Vargas, presidente do JPS da Costa Rica, apresentarão os eixos temáticos que nortearão as discussões. A programação contempla painéis sobre mercado global de jogos ilegais, tendências, desafios e cooperação entre agências de diferentes países da região.

Representantes brasileiros integram painéis sobre mercado ilegal

Renato Siqueira, presidente da CAIXA Loterias, participa na quarta-feira (25/3), das 16h15 às 17h05, do painel “Mercado Ilegal na Região – Alianças Estratégicas”. O debate conta também com Ida López, presidente da ALEA, Argentina, e Mario Parada, presidente da Loteria Concepción, Chile. Marcela Sanchez, coordenadora da Comissão de Assuntos Jurídicos de Cibelae e representante do JPS, faz a moderação.

Luis Henrique Moraes da Silva, Diretor de Risco e Conformidade da CAIXA, integra o painel “Além da conformidade: o valor estratégico da certificação de segurança. Experiências na região”. A mesa acontece na quinta-feira (26/3), das 14h50 às 15h30. Fernando Boselli, Gerente Geral de Tecnologia da Informação da IJAN (Loteria Neuquén), ALEA Argentina, também participa. José Carlos Figueroa, Gerente Regional para o Caribe da Gaming Laboratories International, modera o debate.

A participação de representantes brasileiros em dois painéis distintos demonstra o envolvimento da CAIXA nas discussões regionais sobre segurança e combate ao jogo ilegal. Os temas abordados pelos executivos brasileiros incluem alianças estratégicas entre países e o valor das certificações de segurança para operações de loteria.

As mesas reúnem experiências de diferentes mercados latino-americanos. O objetivo é compartilhar práticas e desafios comuns enfrentados pelos operadores de loteria na região.

Programação técnica aborda múltiplas frentes de atuação

A agenda de quinta-feira (26/3) concentra painéis com abordagem técnica e estratégica. Os temas incluem impacto do jogo ilegal nas regras do mercado, proteção de dados pessoais e segurança cibernética. A programação contempla ainda discussões sobre inteligência artificial aplicada à detecção de fraudes, gestão de risco abrangente, certificações de segurança e prevenção de lavagem de ativos.

Juan Pablo Chadid, vice-presidente da Brightstar Lottery para a América Latina e Caribe, e Gonzalo Torres, gerente geral de Jogos Científicos para a América Latina, participam de uma conversa exclusiva. Rodrigo Cigliutti, diretor executivo da Cibelae, modera o painel.

O debate aborda os desafios da segurança sob a perspectiva de fornecedores com presença regional. A discussão foca como a experiência internacional dessas empresas de tecnologia pode se adaptar às particularidades do mercado latino para proteger operações oficiais de jogos.

Cigliutti abordará como a experiência internacional de empresas de tecnologia pode ser adaptada às características específicas do mercado latino-americano. O objetivo é proteger as operações oficiais de jogos contra ameaças crescentes. A discussão focará nas particularidades regionais que exigem soluções customizadas.

A programação contempla ainda discussões sobre boas práticas em jogos de azar responsáveis como ferramenta contra o jogo ilegal. Os painéis buscam integrar diferentes aspectos da segurança operacional no setor de loterias.

Inteligência artificial redefine panorama de ameaças

A BMM Testlabs apresentará a sessão “IA, fraude e jogo ilegal: o novo quadro de risco”. Susana Campañá, vice-presidente de Vendas Digitais, e Ferrán Mateu, analista de segurança, conduzirão uma demonstração sobre como a inteligência artificial está redefinindo as ameaças às loterias estaduais.

Campañá traz mais de duas décadas de experiência na indústria para a discussão. Mateu, especialista em segurança ofensiva, compartilhará sua expertise na automação de testes de segurança por meio de inteligência artificial.

A palestra mostrará como a IA facilita novas formas de fraude e operações ilegais sofisticadas de jogo. Os especialistas demonstrarão como a complexidade do ambiente de risco aumentou com o avanço tecnológico utilizado por operadores ilegais.

A apresentação abordará as novas ferramentas que criminosos utilizam para burlar sistemas de segurança das loterias oficiais. A demonstração técnica mostrará aos participantes como a inteligência artificial pode ser empregada tanto para criar ameaças quanto para detectá-las. O painel oferecerá aos operadores de loteria conhecimento sobre as vulnerabilidades emergentes em seus sistemas.

Governo costa-riquenho participa de discussão sobre proteção de dados

O Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações (MICITT) da Costa Rica marcará presença no evento. Esteban Aguilar Vargas, vice-diretor nacional de Segurança, integrará o painel “Dados em jogo: proteção de dados pessoais e segurança cibernética nas loterias”.

Fernando Boselli, do IJAN da Argentina, e Carlos Parrá, da Loteria de Concepción do Chile, também participarão desta mesa de discussão. Os representantes regionais trarão perspectivas de diferentes mercados latino-americanos sobre os desafios da proteção de dados e segurança cibernética nas operações de loteria.

A participação governamental reforça a relevância institucional do seminário para as políticas públicas do setor. O painel reunirá visões governamentais e operacionais sobre a gestão de informações sensíveis no setor.

Esmeralda Britton participará do seminário como convidada especial. Britton atuou como presidente do Conselho de Proteção Social da Costa Rica entre 2018 e 2025. Ela também ocupou cargos de gerência na WLA e na própria Cibelae durante sua trajetória profissional.

O seminário será concluído com um espaço de encerramento institucional e reconhecimentos. Um jantar de encerramento reforçará a natureza estratégica e relacional do encontro. A organização confirma que uma instância de rede adicional está prevista para sexta-feira (27/3).

 

Rei do Pitaco - 728 x 90 1Rei do Pitaco - 728 x 90

Compartilhe: