American Gaming Association contesta estudo britânico que critica o marketing de apostas esportivas nos EUA
Um novo estudo divulgado pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, descobriu que 75% do conteúdo de mídia social não patrocinado publicado por quatro grandes casas de apostas esportivas dos EUA – BetMGM, DraftKings, ESPN BET e FanDuel – não estava em conformidade com o código de marketing responsável da American Gaming Association – AGA.
A AGA, no entanto, rapidamente discordou das descobertas, com o vice-presidente sênior da associação, Joe Maloney, chamando-as de “uma interpretação errônea irresponsável do código”.
O código da AGA contém o marcador: “Cada mensagem conterá uma informação de jogo responsável visível, juntamente com um número de linha de apoio gratuito, quando possível.”
É a parte “onde prático” que parece ser o cerne da disputa aqui. Maloney disse ao The Guardian que o código se destina apenas a cobrir postagens de mídia social que se vinculam diretamente a um serviço de apostas esportivas – não mensagens aleatórias, esportivas ou caprichosas que podem aparecer no feed de uma marca ao longo de um determinado dia.
“Como empresas de outros setores, as operadoras de apostas esportivas fornecem conteúdo relevante e envolvente aos clientes, projetado para manter o reconhecimento da marca sem promover uma oferta específica coberta pelo código, como apostas esportivas”, acrescentou Maloney. “Descrever o compartilhamento de fatos esportivos, horários ou tópicos de discussão por meio de tweets e postagens em plataformas de mídia social como publicidade e, portanto, aplicável ao nosso código é uma interpretação errônea irresponsável.”
Todos os anúncios pagos estão em conformidade com o código
Quanto ao conteúdo de mídia social patrocinado, o estudo de Bristol descobriu que todos os 310 anúncios pagos pelas casas de apostas em questão estavam em conformidade com o código de marketing responsável da AGA, algo que Maloney foi rápido em alardear.
“Estamos orgulhosos das práticas de publicidade responsável de nossos membros e de seu compromisso em manter os fortes padrões da indústria, o que continua a aumentar a confiança do consumidor no compromisso geral de nossa indústria com a responsabilidade”, disse ele ao The Guardian.
Mas o professor de Bristol, Raffaello Rossi, discordou dessa perspectiva otimista e da aplicação restrita de Maloney do código da AGA, dizendo ao The Guardian: “Essa exposição implacável pode fazer com que o jogo pareça uma atividade normal, aumentando a participação e o risco entre grupos jovens e vulneráveis”.
Confira na íntegra o relatório Responsible Marketing Code da American Gaming Association – AGA.