CEO da Betsson, Lindwall, comemora “ano recorde para o grupo” e informa planos para 2024

Apostas I 28.02.24

Por: Magno José

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Betsson quebra recordes no primeiro trimestre e América Latina registra o maior crescimento
Em entrevista a iGB, o presidente-executivo da Betsson, Pontus Lindwall Lindwall está emocionado e aliviado pelo mercado brasileiro estar finalmente se abrindo para negócios regulamentados. Este é especialmente o caso depois que o igaming foi incluído no projeto de lei 3626/2023 após sua remoção prévia pelo Senado

Um recorde de 2023 viu a Betsson registrar receitas e EBITDA mais altos do que nunca. Com mais expansão global dos cartões, o presidente-executivo da Betsson, Pontus Lindwall, acredita que é a abordagem localizada da empresa que os ajudará a alcançar um maior crescimento.

As receitas subiram 22%, para um recorde de 948,2 milhões de euros (811,3 milhões de euros/$1 bilhão) para o ano fiscal de 2023 da Betsson. O EBITDA também disparou 52% para 262,7 milhões de euros, ante 172,4 milhões de euros em 2022. Os resultados do final do ano foram auxiliados por um aumento no quarto trimestre, que viu a receita do grupo aumentar em 14%.

Um grande conjunto de resultados para Betsson. De acordo com Lindwall, a perspectiva positiva para a empresa parece destinada a continuar, tanto a curto como a longo prazo. O CEO está encantado com o desempenho do grupo, comparando o operador a uma máquina bem lubrificada.

“Claro, estamos muito felizes com o resultado de 2023”, disse Lindwall ao iGB. “É um ano recorde para o grupo. É bom terminar tão fortemente com o trimestre recorde também.

“Acho que temos uma estratégia que nos jogou bem, pois somos bastante diversos em termos de geografia e temos nossa organização em ótima forma. Eu acho que isso transparece para uma boa produção em termos de resultados.”

Expansão em todo o mundo

Para a Lindwall, a expansão deve ser um dos fatores-chave que ajudará a Betsson com seus planos globais em 2024. Como a maioria dos operadores parece ser, a Betsson está de olho na LatAm como um mercado particularmente atraente para o futuro próximo.

Lindwall e a empresas estão bem-posicionados para lucrar com a abertura da LatAm também. Tendo já passado pelo desafiador processo regulatório na Argentina, onde é necessária uma licença para cada província, Betsson também está presente na Colômbia. Lindwall apontou para o Peru como outro país onde Betsson está procurando deixar uma marca uma vez regulamentada.

Depois que as apostas esportivas e o igaming foram finalmente legalizados no Brasil em dezembro, espera-se que sua população de 220 milhões de habitantes tenha um mercado legal de jogos de azar nos últimos estágios deste ano.

Lindwall está emocionado e aliviado pelo mercado brasileiro estar finalmente se abrindo para negócios regulamentados. Este é especialmente o caso depois que o igaming foi incluído no projeto de lei 3626/2023 após sua remoção prévia pelo Senado.

“O processo regulatório tem sido para frente e para trás, um passo à frente, dois passos para trás”, comentou Lindwall. “Quando ouvimos que o igaming não está incluído, é claro que é muito negativo para o regulamento.

“Estamos felizes por estar de volta. Vamos esperar que não tenhamos muitas surpresas negativas sobre o processo regulatório daqui para frente. Há uma lista enorme com enorme interesse nesse mercado de todos os nossos concorrentes.”

França é outro alvo

A França é outro mercado em que Lindwall e Betsson estão de olho. A empresa lançou o cassino online na vizinha Bélgica com o Betfirst no início deste mês. Sua aquisição de 27,5 milhões de euros da Holland Gaming Technology e da Holland Power Gaming também impulsionou a presença da Betsson na Holanda nas proximidades.

Há uma expectativa crescente de que a França terá o cassino online legalizado em um futuro próximo. Se esse mercado realmente se tornar disponível, a parceria da Betsson com o operador de cassino francês Groupe Partouche proporcionará uma rápida vantagem de primeira aquisição.

Betsson também garantiu uma licença para oferecer apostas esportivas on-line na França em setembro de 2023 e Lindwall está “realmente animado” com sua crença de que há medidas sendo tomadas nos bastidores para um mercado de cassinos online regulamentado no país.

“Espero que seja [legalizado]”, declarou Lindwall. “Eu estava na ICE há algumas semanas e essa era a grande questão – ‘você já ouviu alguma coisa sobre a França?’ Está no ar, mas ninguém sabe nada.

“Obviamente, algo está acontecendo e é uma questão de tempo, é claro. A França tem um grande número de casinos terrestres. Há uma grande história de jogos de cassino, então acho que é muito natural que o cassino seja regulamentado na França.”

Os desafios da expansão

A expansão pode acabar com problemas, particularmente no que diz respeito ao licenciamento. Este processo muitas vezes prolongado é aquele que a Betsson agora tem muita experiência em dada a Argentina.

No entanto, a Lindwall acredita que é essa experiência anterior que permitirá à Betsson navegar com sucesso nas águas complicadas da regulamentação em novos mercados. “Lembro-me da primeira licença na Argentina, era uma grande quantidade de papelada e trabalho para obter essa licença. É um trabalho enorme.

“É o mesmo para todos no mercado. Conseguimos lidar com isso porque temos tantas licenças que fizemos tantas vezes. Nós sabemos como fazer isso.”

Uma vez regulada em um novo mercado, a Betsson tem a tarefa de tentar descartar e lutar por participação de mercado. Em um ambiente tão competitivo como o Brasil, que tem rumores de ter mais de 150 operadores legais aplicando, bem como vasto interesse do mercado negro, isso pode ser uma tarefa complicada.

Lindwall está confiante, no entanto, que a Betsson prosperará em novos mercados. Ele cita a política da empresa de oferecer uma oferta localizada. Isso é, em vez de uma estratégia única, com essa localização provando ser uma vantagem real.

“Temos uma organização forte e somos muito locais em todos os países onde atuamos”, continuou Lindwall. “Eu acho que é muito importante que não tentemos criar uma experiência global e acreditamos que isso funcionará em todos os mercados.

“Preferimos olhar para cada mercado, como ele se comporta, como é a concorrência, o que os clientes esperam neste mercado e depois tentamos cumprir isso. Se conseguirmos fazer isso, acho que estamos em uma ótima posição para continuar crescendo e ter sucesso no mercado.”

Sucesso do cassino no Q4

Essa política localizada é particularmente evidente no cassino, que foi um dos principais impulsionadores do recorde de Betsson no segundo trimestre de 2023.

A receita do cassino aumentou 25,1% ano a ano, para 182,8 milhões de euros, representando 72% da receita do grupo. No quarto trimestre de 2022, foi responsável por 66% da receita do grupo. A receita do cassino com dispositivos móveis foi de 157,8 milhões de libras, 86% da receita total do cassino.

Lindwall novamente apontou a adaptabilidade da Betsson nos mercados como a razão para seus resultados de cassino, afirmando que a empresa deu mais importância à combinação de ofertas locais para melhor atingir a demografia de cada país.

“Conseguimos mostrar os jogos que as pessoas preferem nos mercados locais e isso pode ter ajudado um pouco”, disse Lindwall. “Cada mercado é diferente.

“Temos machine learning, que apresenta jogos que são os mais populares, e há certos procedimentos automáticos também. Mas eu acho que há uma parte do trabalho manual que vai para isso também.”

Concorrência do mercado negro

Paralelamente às questões regulamentares, a crescente presença do mercado negro em algumas regiões é uma ameaça iminente contra os operadores jurídicos, incapazes de competir face à regulamentação excessiva sob a forma de comercialização, produtos e restrições fiscais.

Lindwall acredita que a regulamentação excessiva perde completamente o ponto do que se espera que o regulamento atinja, destacando a Alemanha como uma nação que se encaixa nesses critérios. Um estudo de novembro descobriu que quase metade de todos os jogos de azar on-line na Alemanha ocorre com operadores não licenciados, com jogadores levados ao mercado negro por limites excessivos de participação e facilidade de acesso a jogos de azar não regulamentados.

“Olhando para a Alemanha, é um país grande com uma economia comparativamente forte e, no entanto, quase não há mais nenhum negócio a ser feito por empresas regulamentadas”, diz Lindwall.

“Você tem que se perguntar, na opinião do regulador, 90% da população não se encaixa nessa visão e usa outras ofertas – então, isso é uma regulamentação bem-sucedida? Se fosse uma regulamentação sobre o tráfego de velocidade, seria aceitável se 90% dos motoristas não seguissem as regras? É preciso haver um melhor equilíbrio.”

Lindwall acredita que a Alemanha é um exemplo como um dos muitos países europeus que exageraram, dizimando a competitividade dos operadores legais e prejudicando a canalização em todo o continente.

Razões para ficar feliz

Apesar dos desafios, Betsson tem muitas causas para otimismo, ambos olhando no passado para seus excelentes números de 2023, bem como o futuro com um movimentado calendário esportivo de 2024 nas cartas.

O Campeonato Europeu de 2024, a partir de junho, é um evento que está particularmente despertando o interesse de Lindwall, rotulando-o como o principal evento do ano e que impulsionará a atividade em mais do que apenas apostas esportivas.

“Esperamos um pico em todas as verticais porque toda a atividade aumenta”, disse Lindwall. “Temos mais clientes entrando e, embora seja apostas esportivas principalmente, isso se espalha para outros produtos.

“Eu acho que também, você pode dizer que nossa indústria acaba no centro das atenções durante esses torneios. Temos uma grande exposição na imprensa, o que é bom.”

O forte exercício de 2023 da Betsson também permitirá prosseguir a sua estratégia de fusões e aquisições (M&A) que tem sido evidente na Bélgica e nos Países Baixos nos últimos meses.

A Lindwall não vai mudar uma fórmula vencedora, explicando: “Acho que continuaremos a olhar para o que fizemos até agora, aquisições menores que se encaixam no propósito estratégico, empresas que podemos assumir que nos dão entrada no mercado, como a Betfirst na Bélgica.

“Também fizemos algumas aquisições estratégicas de produtos como empresas de pagamento na LatAm. Temos um balanço forte, temos uma posição financeira forte e a capacidade de fazer fusões e aquisições.”

Brilhante 2024 para Betsson

Em resumo, 2023 foi um ano soberbo a partir de uma perspectiva de Betsson. Seu forte balanço deve subir a empresa para o que acontece a seguir, o que colocará a empresa à frente de grande parte de sua concorrência em novos mercados.

Lindwall admite que acompanhar um ano tão bem-sucedido pode ser difícil, mas com a empresa em uma forte trajetória ascendente e o “vento” de um calendário esportivo lotado chegando, o executivo-chefe continua confiante de mais prosperidade da Betsson em todo o mundo.

“Ele [LatAm] está indo na direção certa”, declarou Lindwall. “Temos uma forte pegada; fizemos fortes patrocínios ao longo do tempo e há um enorme interesse no futebol. Então esse é um que eu também estou muito animado para o ano.

“Acabamos de iniciar nossos negócios com a Betsson.fr, nossa oferta francesa para apostas esportivas, e estamos realmente empolgados com o mercado. É grande e vai ser muito interessante ver como se desenvolve.

“Acho que vamos continuar como hoje. Vamos trabalhar para a nossa visão, que é a melhor experiência para o usuário final e ainda não estamos lá em todos os mercados. Ainda temos coisas para trabalhar e sempre podemos adicionar coisas para tornar a experiência ainda melhor.”

Mais do mesmo parece ser a estratégia para Lindwall e, com Betsson saindo de um ano recorde e mostrando poucos sinais de desaceleração, é uma tática que é difícil de argumentar.

 

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