Conheça os 10 maiores patrocinadores no futebol brasileiro

Apostas I 14.06.24

Por: Magno José

Compartilhe:
Agências temem desvalorização de campeonatos com escândalos das apostas
Em 2023, 20 maiores times em receita lucraram mais de R$1 bi em patrocínios, diz SportsValue. Atualmente, empresas de diversos ramos, como bancos, empresas de varejo e casas de apostas investem nos clubes (Foto: Divulgação/CBF)

O Brasil é conhecido por ser o país do futebol. E o esporte queridinho dos brasileiros tem movimentado bilhões todos os anos, incluindo com investimento de empresas que se tornam patrocinadoras, registra reportagem do VALOR.

Em 2023, a receita com patrocínios dos 20 times brasileiros que mais faturam foi de R$ 1,03 bi (com valores atualizados pelo IPCA), segundo a consultoria especializada Sports Value.

Atualmente, empresas de diversos ramos, como bancos, empresas de varejo e casas de apostas investem nos clubes. Os patrocínios geram inúmeros benefícios para os times, como visibilidade e reconhecimento da marca, vendas, além de valores positivos relacionados ao próprio esporte, como saúde, trabalho em equipe, alta performance, explica Amir Somoggi, sócio-diretor da Sports Value.

Dentro do patrocínio do clube existem cotas com valores variados, incluindo o patrocínio master, que é o patrocinador principal e paga a maior cota ao clube. É ele que detém o maior espaço na camisa do time, camarote, ingressos para funcionários e clientes, ações de ativação, entre outros.

Até a semana passada, o Corinthians liderava o ranking com o patrocínio mais caro por ano, de R$120 milhões com a Vai de Bet, segundo o estudo anual da Sports Value sobre as finanças dos clubes publicado em maio 2024. Mas o contrato entre o time e a empresa foi rescindido na última semana.

O acordo tinha validade até o final de 2026 no valor total de R$ 370 milhões e foi rompido em razão do descumprimento de uma cláusula anticorrupção.

Com isso, o Flamengo passou a liderar a lista com o patrocínio de R$85 milhões da Pixbet por ano.

Confira o ranking de patrocínios master no futebol brasileiro:

Os 10 maiores patrocinadores master de times brasileiros em 2024

Posição
Empresa Time Valor anual
1 Pixbet Flamengo R$ 85 mi
2 SuperBet São Paulo Futebol Clube (SPFC) e Fluminense R$ 84 mi
3 Crefisa Palmeiras R$ 81 mi
4 Banrisul Internacional e Grêmio R$ 60 mi
5 Blaze Santos R$ 28 mi
6 PariMatch Botafogo R$ 27 mi
7 Betfair Cruzeiro R$ 25 mi
8 Betano Atlético Mineiro R$ 18 mi
9 Movbet Fortaleza R$ 17 mi
10 Esportes da Sorte Athletico Paranaense R$ 17 mi

Mas os patrocínios são apenas parte da receita dos clubes, sendo os direitos de TV e premiações a maior parte da renda dos 20 maiores clubes em termos de receita do Brasil, segundo o Sports Value. Confira as fontes das receitas:

Fonte das receitas dos 20 maiores times do Brasil

Fonte Valor na receita do clube
Direitos de TV e premiações R$ 3,2 bi
Transferências (venda de jogadores) R$ 1,9 bi
Marketing (patrocínio e licenciamento) R$ 1,4 bi
Bilheteria R$ 860 mi
Sócio torcedor R$ 615 mi
Clube social (mensalidade do clube social) R$ 400 mi

Além dos clubes, as empresas também podem patrocinar campeonatos e transmissões ou comprar direito de nome de estágios e arenas (“Naming Rights”), como fez o Mercado Livre na atual Mercado Livre Arena Pacaembu, que desembolsará R$1 bi por 30 anos, e o MorumBis, que aportará R$ 75 milhões no São Paulo Futebol Clube (SPFC em 3 anos).

 

Comentar com o Facebook