Empresas brasileiras buscam visibilidade em jogos da seleção
Quem assistiu aos dois amistosos da seleção brasileira no Texas e Orlando nesses últimos dias, contra México e os Estados Unidos, percebeu uma infinidade de patrocinador brasileiros nas placas de publicidade dos estádios onde os jogos foram realizados. Entre algumas delas, estavam pelo menos seis casas de aposta, como BETesporte e Bet7k, o site acompanhantes Fatal Model, Grupo Souza Lima, Sicoob, Grau Técnico, Rei do Mate, entre outras, registra o Blog do Diogo Dantas no Globo Online.
Para especialistas, a exposição em placas de publicidade durante os jogos, ainda mais aqueles que rendem boa audiência televisiva e fotos, memes e prints durante e pós nas redes sociais, ainda são uma alternativa com bom custo-benefício para essas marcas.
“Os institutos de pesquisas comprovam que o investimento em placas de campo traz um grande retorno de reconhecimento de marca, conhecido como awareness”, analisa Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.
A plataforma BETesporte, por exemplo, afirma que para o confronto entre Estados Unidos e Brasil, apostou em um maior número de inserções publicitárias, além de estar presente nos três últimos jogos da seleção.
“Além de aumentar a visibilidade da BETesporte, conseguimos criar uma conexão emocional com a audiência, que associa nossa campanha de ‘esquenta o jogo’ aos resultados positivos que a Seleção Brasileira vem obtendo. Além disso, estamos atentos ao momento e preparamos apostas especiais para que os torcedores vibrem em dobro”, explica Vinicius Nogueira, CEO da empresa.
Renê Salviano, especialista em marketing, faz uma ressalva. “Entendo que todo investimento em placas estáticas devem quase que obrigatoriamente ser acompanhado de algum tipo de ativação, ação no digital ou algo que faça sentido para o segmento da marca e seus objetivos”.
Neste caso, foi justamente o que a BETesporte realizou, de acordo com o CEO Vinicius Nogueira. “Nesta partida, tivemos um palpite de que o Rodrygo marcaria um gol, e foi o que aconteceu. O objetivo é que nossa plataforma torne-se uma escolha natural dos torcedores, baseada na credibilidade e nos benefícios exclusivos que estamos oferecendo aos clientes”, complementa.
Outra marca que se valorizou com a exposição foi a Fatal Model. Maior site de acompanhantes do país, a empresa tem ampliado cada vez mais sua presença no futebol, com acordos de publicidade para os jogos do Brasil.
Ao todo, a Fatal Model teve direito a três minutos de exposição da marca no decorrer de cada um dos amistosos. A presença em partidas da Seleção Brasileira faz parte de um movimento de crescimento da Fatal Model no meio esportivo, que se iniciou ainda em 2022. No ano em questão, a empresa deu os primeiros passos com patrocínios pontuais a equipes de menor expressão durante a Copa do Brasil. Já em 2023, consolidou-se de vez como uma das principais marcas apoiadoras do futebol brasileiro, com oito clubes patrocinados. Agora presente em jogos internacionais do Brasil, a empresa atinge o ápice desta expansão.
De acordo com Nina Sag, ex-acompanhante e porta-voz da Fatal Model, a exposição em partidas da seleção representa um grande passo para a empresa. destaca que a exposição em partidas da seleção representa um grande passo para a empresa: “Talvez seja o principal momento da trajetória da Fatal Model no futebol. Desde o início dos movimentos, em 2022, nossa intenção era educar e conscientizar a sociedade por meio de patrocínios e espaços publicitários. Estar presente em jogos do Brasil mostra que o panorama tem se alterado, com maior aceitação para a causa”.