Empresas de apostas são maioria em patrocínios em grandes ligas pelo mundo
Um levantamento com 234 clubes de primeira divisão, em 12 países, apontou o domínio das empresas de apostas online nos patrocínios, responsáveis por três em cada 10 marcas em camisas na elite do futebol mundial. Com o acerto do Vasco com uma dessas bets, o Brasil passou de 8 a cada 10.
Ao todo, são 64 patrocínios diferentes de empresas de apostas nas ligas de Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Bélgica, Brasil, Argentina e México. Já Espanha, Itália e Turquia não contam com bets em clubes da primeira divisão. A pesquisa foi divulgada pelo site ‘Bolavip Brasil’.
O segundo segmento que mais aparece nas camisas é o de instituições financeiras (35 patrocínios), seguido por empresas de telecomunicações (11).
Desses 234 clubes analisados, apenas dois estão sem patrocínio principal na camisa: Sevilla, da Espanha, e Lazio, da Itália.
Brasileirão lidera lista de patrocínios
O Brasil é a liga com mais sites de apostas colocando as marcas nos clubes: 15 patrocínios, o que representa 80% da primeira divisão. Portugal é o segundo, com 13.
Os clubes brasileiros que têm patrocínio de empresas de apostas são: Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Juventude, São Paulo, Vasco, Vitória.
Já Red Bull Bragantino, Cuiabá, Grêmio, Internacional e Palmeiras não estampam marcas de bets.
Metodologia
Foram levantados os patrocínios principais de 234 times de primeira divisão, de 12 países diferentes: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Portugal e Turquia.
Em seguida, os patrocínios foram categorizados por segmentos: apostas online, instituições financeiras (bancos, casas de crédito e semelhantes), companhias aéreas, montadoras de automóveis, empresas de tecnologia, empresas de telecomunicações, empresas de energia (combustíveis e eletricidade), empresas de entretenimento, empresas de alimentos, patrocínios institucionais e outros.
Resultados globais
– Três de cada dez patrocinadores principais no futebol mundial são de empresas de apostas online. No total, 64 patrocínios diferentes de bets.
– O segundo segmento mais presente nas camisas dos times é o de instituições financeiras, com 35 patrocínios.
– Em terceiro lugar, aparecem as empresas de telecomunicações, com 11 patrocínios diferentes.
– Com 74 patrocínios, o campo “Outros” contempla indústrias químicas, da construção civil, indústrias de equipamentos, de serviços e empresas do setor varejista.
– Apenas dois clubes dos 234 analisados no levantamento não possuem patrocínio principal na camisa: Sevilla, da Espanha, e Lazio, da Itália.
Patrocínios de apostas online nos países
– Em nove dos 12 países analisados no levantamento há patrocínios de sites de apostas: Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Bélgica, Brasil, Argentina e México. Espanha, Itália e Turquia não contam com patrocínios de sites de apostas online nos clubes da primeira divisão.
– Em seis dos 12 países os patrocínios de bets são os mais numerosos da liga nacional: Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Brasil e México.
– O Brasil é o país com a maior quantidade de patrocínios de sites de apostas online em números absolutos e também em porcentagem. São 15 patrocínios, 80% dos clubes da Primeira Divisão.
– Portugal é quem aparece em segundo lugar, em termos de presença das bets. São 13 patrocínios de sites de apostas online.
– Em terceiro lugar, aparecem Inglaterra e México, com oito patrocinadores principais sendo bets.
Patrocínios de apostas online na Série A
– O Vasco se tornou o 15º time da primeira divisão a ter um site de apostas online como patrocinador master.
– Apenas cinco times da Série A possuem patrocinador principal diferente de uma bet: Palmeiras, Grêmio e Internacional (patrocínio de instituições financeiras), Red Bull Bragantino (empresa do setor de alimentos) e o Cuiabá (empresa do ramo da construção civil).
– 12 sites de apostas online diferentes são responsáveis pelos 15 patrocínios de bets na Série A do futebol brasileiro: Betano (Atlético-MG), Betfair (Cruzeiro e Vasco), Vaidebet (Corinthians), Superbet (Fluminense e São Paulo), Pixbet (Flamengo), Parimatch (Botafogo), Stake (Juventude), Esportes da Sorte (Athlético-PR e Bahia), Novibet (Fortaleza), Blaze (Atlético-GO), Estrela Bet (Criciúma) e Betsat (Vitória).
Os patrocínios do futebol mundial por segmento
1 – Apostas online – 64 patrocínios
2 – Instituições financeiras – 35 patrocínios
3 – Telecomunicações – 11 patrocínios
4 – Tecnologia – 10 patrocínios
5 – Alimentos – 8 patrocínios
6 – Companhias aéreas – 8 patrocínios
7 – Entretenimento – 7 patrocínios
8 – Público/Institucional – 6 patrocínios
9 – Energia – 5 patrocínios
10 – Montadoras de veículos – 4 patrocínios
Outras – 74 patrocínios
Nenhum – 2 patrocínios