Senador da CPI critica relatório do STJD que pede punição recorde a John Textor, do Botafogo: ‘A negação é o pior sintoma’
Senador membro da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, Carlos Portinho (PL-RJ) criticou nas redes sociais o relatório do auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva, do STJD, que pede uma punição recorde a John Textor, dono da SAF do Botafogo, registra o FogãoNet.
O parlamentar lembrou que a punição sugerida por Mauro Marcelo seria maior do que àquelas aplicadas em comprovados casos de manipulação. Portinho ainda classificou a atitude do STJD como “uma resposta com o pior gesto” a quem queira fazer denúncias do tipo.
Mauro Marcelo classificou as provas entregues por Textor, com relatórios da “Good Game!”, como imprestáveis e sugeriu multa de R$ 2 milhões e suspensão de 2.430 dias (quase seis anos e meio) ao dono da SAF do Botafogo.
Veja a decisão do STJD sobre Textor:
“O inquérito instaurado para apurar as denúncias do dono da SAF Botafogo, John Textor, de manipulação de resultados em partidas do Campeonato Brasileiro foi concluído e liberado nesta sexta, 5 de julho, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol. Presidido pelo auditor do Pleno, Mauro Marcelo de Lima e Silva, o relatório conclusivo conta com mais de 50 páginas e indica como “imprestáveis” as provas apresentadas por Textor, além de destacar ilícitos desportivos praticados pelo sócio majoritário do Botafogo contra atletas, clubes e árbitros. A conclusão foi encaminhada para a Procuradoria da Justiça Desportiva.
Sem apresentar provas e, com base em uma empresa de inteligência artificial, John Textor publicou texto em 01º de abril de 2024 afirmando que o jogo entre e Palmeiras e São Paulo, realizado em outubro de 2023, foi manipulado por ao menos cinco jogadores do São Paulo.
As denúncias de John Textor foram contestadas no STJD do Futebol por representações feitas por Palmeiras, São Paulo, Associação de atletas e dos árbitros e gerou o pedido de abertura de inquérito feito pela Procuradoria.
O inquérito de número 121/2024 foi presidido pelo Auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva. Durante o inquérito, John Textor apresentou as “provas irrefutáveis” que alegava possuir. Após uma minuciosa análise, o Auditor processante concluiu que as provas eram “imprestáveis” e configuravam ilícitos desportivos contra a honra praticados por John Textor contra sete entidades desportivas, nove atletas e nove árbitros. Além disso, foram constatadas infrações contra a ética desportiva e a motivação pessoal na solicitação da instauração do inquérito.
Na conclusão do relatório, o Auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva descreveu as condutas ilícitas praticadas por John Textor e recomendou a aplicação de penalidades de multa e suspensão, as maiores já propostas na história do STJD. O relatório conclusivo com sugestão de denúncia foi encaminhado para a Procuradoria.”
Veja o que escreveu Carlos Portinho:
“Imagina se todo denunciante de um caso de possível manipulação de resultado no futebol fosse condenado, banido por longo período do esporte e a pagar multa milionária – nunca antes aplicada nem mesmo em comprovados casos de manipulação😮. O q aconteceria??
Respondo: casos de manipulação nunca mais seriam denunciados….🤔
Sim. Manipulação de resultados existe, está presente no Brasil, ha atletas Brasileiros condenados e investigados em casos recentes aqui e no mundo.
Sim. Neste especifico ainda mais há indícios q no mínimo justificam uma investigação. Ainda q esteja 99% errado ou totalmente, uma denuncia é um alerta (no mínimo) e não pode ser nunca desprezada.
Matar o mensageiro então…🤦🏼não haverá mais denuncias!! Sequer um mero canal de denuncias há para proteger o mensageiro. Tampouco há o interesse da organização maior do futebol no Brasil, cujo Tribunal administrativo lhe pertence e responde a tudo isso com o pior gesto.
A negação é o pior sintoma. Tenho dito.
Azar do Futebol.“
Imagina se todo denunciante de um caso de possível manipulação de resultado no futebol fosse condenado, banido por longo período do esporte e a pagar multa milionária – nunca antes aplicada nem mesmo em comprovados casos de manipulação😮. O q aconteceria??
Respondo: casos de… pic.twitter.com/DPm5QyBADb
— Carlos Portinho (@carlosfportinho) July 5, 2024