Como as empresas brasileiras estão usando IA?

Apostas I 19.04.24

Por: Magno José

Compartilhe:
Como as empresas brasileiras estão usando IA? 1
Desde o boom do uso de IA no Brasil, há pouco mais de 2 anos, muitas empresas brasileiras começaram a ver essa nova tecnologia como uma ferramenta poderosa e o número de companhias que já aplicam IA nos seus processos só cresce (Foto: Unsplash)

A nova era da Inteligência Artificial já está entre nós em diversos setores da sociedade, como entretenimento, produtividade, otimização de processos e em aplicações que sequer imaginamos. O mercado de trabalho não é diferente.

Desde o boom do uso de IA no Brasil, há pouco mais de 2 anos, muitas empresas brasileiras começaram a ver essa nova tecnologia como uma ferramenta poderosa e o número de companhias que já aplicam IA nos seus processos só cresce. Mas afinal, como as empresas brasileiras estão usando a Inteligência Artificial? Leia e confira!

As principais aplicações da IA no mundo corporativo

Como as empresas brasileiras estão usando IA?
Inteligência Artificial pode trazer diversas vantagens para as empresas brasileiras (Foto: Unsplash)

Estamos no começo de uma revolução tecnológica, portanto, é impossível prever as reais aplicações que a Inteligência Artificial terá no mercado de trabalho e em grandes corporações no futuro. No entanto, já há inúmeras maneiras de aplicar essa tecnologia no dia a dia das empresas.

Antes de tudo, se você quer saber mais sobre segurança online no mundo da IA, explore questões como proteção antivírus, proteção de imagens e outros aspectos que hoje são indispensáveis. Agora, confira algumas das principais aplicações da IA em empresas hoje:

Experiência do usuário: A principal aplicação prática de Inteligência Artificial é o uso de chatbots no suporte ao cliente e IAs generativas para otimizar o atendimento via e-mail e até mesmo por telefone. Essa integração da IA visa tornar o suporte mais eficiente para o consumidor.

Automação de processos: Feedback aos funcionários, comunicações internas e processamento de dados nas mais diversas frentes e até mesmo em softwares CRM (Customer Relationship Manager).

Criação de conteúdo de marca: Tecnologias como o Chat GPT permitem que as empresas criem conteúdo de forma acelerada para sites da empresa, mensagens de e-mail, textos otimizados para ferramentas de busca e conteúdo para as redes sociais. Cada vez mais, a IA se torna uma ferramenta para os profissionais da área.

Recrutamento de funcionários: Com o uso de IA, as empresas estão economizando tempo na seleção de currículos e na análise de dados sobre os candidatos em cada etapa do processo seletivo, excluindo automaticamente candidaturas que não se enquadram nas especificações da vaga.

Segmentação do público: A Inteligência Artificial é uma aliada poderosa nesta missão, já que consegue identificar características desejáveis para a marca com muito mais agilidade e sugerir opções de segmentação.

Inventário e contabilidade: Há ainda aplicações mais práticas da Inteligência Artificial que já são utilizadas há muito mais tempo do que imaginamos. Com o auxílio da IA, muitas empresas no Brasil revolucionaram os dados de inventário e otimizaram o processamento de dados no setor de contabilidade.

Os dois lados da moeda da IA no ambiente corporativo

Quando se trata do uso de IA, também é preciso ficar atento aos perigos e cuidados diante dessa nova dimensão do mundo tecnológico. Alguns cuidados necessários incluem:

⇒ Cuidado com a veracidade de informações cedidas pela IA

⇒ Cautela para não deixar de lado a humanização ao usar IA no atendimento

⇒ Supervisão para garantir que conteúdos produzidos por IA não são repetitivos

Conclusão

De fato, a Inteligência Artificial pode trazer diversas vantagens para as empresas brasileiras, como a otimização de processos. Contudo, é necessário utilizar novas tecnologias com cautela e estratégia para que ela seja uma aliada, não um perigo.

 

Comentar com o Facebook