Empresas anunciantes do segmento de apostas se associam ao CONAR

Apostas I 24.05.24

Por: Magno José

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As empresas Big Brazil (Caesar’s Sportsbook), Kaizen Gaming Brasil (Betano) e MMD Tecnologia, Entretenimento e Marketing (Rei do Pitaco) são as pioneiras no segmento que passam a integrar o Conar

BIG Brazil/Caesar’s Sportsbook, Betano e Rei do Pitaco são as primeiras empresas do segmento de apostas a se associarem ao Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária – CONAR, tornando pública a sua adesão à entidade brasileira de autorregulamentação publicitária.

“A adesão formal das empresas de bet às normas éticas praticadas pelo Conar é um sinal especialmente positivo, demonstrando a rápida maturidade e compromisso deste importante segmento anunciante com os consumidores, por meio de publicidade responsável”, afirma Sergio Pompilio, presidente do Conar.

Em 2023, foi firmado convênio entre o Conar e as entidades representativas de anunciantes do segmento: a ANJL – Associação Nacional de Jogos e Loterias e o IBJR – Instituto Brasileiro de Jogo Responsável, prevendo o ciclo completo de autorregulamentação da publicidade de apostas, por meio do estabelecimento de capítulo de regras de autorregulamentação, as ações de divulgação para ampliar o conhecimento e adesão às regras, o manejo de queixas de consumidores, o monitoramento e a análise de questionamento dos anúncios pelo Conselho de Ética do Conar. Estão previstas, ainda, as etapas de avaliação do nível de conformidade às regras, bem como o permanente contato e cooperação com a autoridade reguladora da atividade.

A Lei nº 14.790 de 29/12/2023 incentiva a autorregulamentação da publicidade do segmento.

“Foi um reconhecimento da autoridade a esta importante conquista da publicidade brasileiro, que data dos anos 1970″, diz Pompilio. “O Conar fez a sua parte, com a edição do Anexo “X” do Código, tão logo a legislação entrou em vigor. O texto, elaborado em tempo recorde, trouxe de forma simplificada todos os padrões e melhores práticas adotadas internacionalmente. Gostaria de saudar os integrantes do GT, que foram responsáveis por sua criação e por esse trabalho excepcional. Na sequência imediata, produzimos vários materiais para divulgação das normas éticas enquanto, em paralelo, estendemos ao segmento nossa prática de política preventiva aos processos, de forma a disseminar rapidamente as regras éticas, tendo como escopo a publicidade responsável do segmento”.

A BIG Brazil/Caesar’s Sportsbook entende que somente uma publicidade correta, técnica e consciente vai atender os mais altos parâmetros do Código do CONAR e seu ‘Capítulo X’, específico sobre jogos e apostas.

“É uma forma de se certificar que haja uma via de duas mãos. O CONAR cuidando para que a publicidade do setor seja a mais correta possível. Enquanto, as empresas e entidades se assegurando que há um entendimento da atividade para que a regulamentação (num primeiro momento) e, a partir de agora da publicidade veiculada atenda os princípios da boa propaganda”, comentou André Feldman, presidente da BIG Brazil e diretor do circuito WSOP Brasil.

O CONAR é uma organização não governamental (ONG) que fiscaliza as questões éticas das propagandas publicitárias no Brasil. O órgão usa como norte o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Todos os setores da economia que são anunciantes ou veículos de comunicação participam do CONAR de forma a ser representativos em seus setores.

As empresas Big Brazil (Caesar’s Sportsbook), Kaizen Gaming Brasil (Betano) e MMD Tecnologia, Entretenimento e Marketing (Rei do Pitaco) são as pioneiras no segmento que passam a integrar o Conar, ao lado das entidades e das principais empresas do setor publicitário.

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