Bicheiro mal-amado, peruca inusitada: Tony Ramos como você nunca viu na TV

Jogo do Bicho I 02.05.23

Por: Magno José

Compartilhe:
Madurão (Tony Ramos) é contraventor e um dos empreendedores do bairro (Foto: Sérgio Zalis/Globo)

Comerciante indiano, empresário carioca, lavrador italiano, solteirão, paixão das Helenas de Manoel Carlos… Tony Ramos, 74, já viveu muitos mocinhos e vilões ao longo de quase 60 anos de carreira, mas o Madurão da série “Encantado’s” consegue ser diferente.

Em entrevista a Splash, o veterano conta que considera o antagonista como um personagem inédito. Madurão é um bicheiro mal-amado que usa peruca e tenta comprar a todo custo o terreno dos irmãos Poza, Olympia (Vilma Melo) e Eraldo (Luís Miranda), os protagonistas da série cômica que estreia nesta terça-feira (2) na Globo, após “Travessia”.

“Ele é inédito e, sem dúvida, estimulante. As pessoas gostam de usar a palavra desafiante, desafiador, mas para mim é estimulante porque eu gosto de fazer comédia, e é uma que mostra a ambição do ponto de vista da sátira, da crítica social e me deu a oportunidade de trabalhar num projeto que, desde o início, me conquistou e tanto.”

Essa peruca é um charme dele. Ele é um homem vaidoso e ele acha que é o Elvis Presley, gosta de fazer as unhas. E ele nem chama de peruca, é uma prótese capilar e é um elemento fundamental na composição da personagem.

O que Madurão tem de vaidoso tem de força de vontade para destruir a paz da família Poza. O personagem de Tony decidiu comprar o terreno onde fica o supermercado e a escola de samba dos protagonistas para construir um cassino clandestino.

“Ele quer derrubar aquele supermercado de qualquer maneira, porque ele é um homem mal-amado e mal resolvido. Ele teve várias famílias e nenhuma deu certo. Você percebe que ele é um homem amargurado e que se esconde atrás de um falso poder, que ele não tem.”

Além desse ineditismo na composição do personagem, Tony foi conquistado pela história escrita pelas roteiristas Renata Andrade e Thais Pontes — com sinopse que nasceu em um workshop para roteiristas negros na emissora. Além disso, 94% do elenco é preto.

“É um protagonismo negro que chega em boa hora… Eu disse: quero participar desse momento da história em que duas escritoras negras, com um elenco com protagonistas negros, eu queria fazer parte disso e com um personagem encantador.”

Vilma Melo, Ramille, Dhu Moraes, Evelyn Castro e Luis Miranda, elenco de Encantado’s, em ensaio para Splash (Sérgio Zalis/Globo)

Segunda temporada

Tony não esconde a felicidade em conciliar as gravações do segundo ano da série e da novela “Terra e Paixão”, que estreia no próximo dia 8. Sim, teremos dose dupla de Tony Ramos no horário nobre global.

“As produções conversam e combinam, está sendo ótimo. Estou me divertindo muito misturando as coisas: estar numa novela que é bem novela mesmo, dramática, um folhetim que estou adorando fazer, e reencontrar minha turma toda de ‘Encantado’s’. É um momento muito bom para mim. Eu sou um ator que busca novos personagens e que gosta de projetos que surpreendam.”

Ele adianta a Splash que o personagem vai mudar na segunda temporada, que ainda não tem previsão de estreia no Globoplay, nem na TV aberta.

“Ele está mais deprimido e acha que o poder está escapando dele, mas eu não vou contar. Mas algumas características já mudam, ele começa a se esquecer dessa vaidade. Mas é uma caracterização muito boa e souberam resolver muito bem, já que estou com barba na novela, e a série começa tempos depois do fim da primeira temporada.

Globo estreia série de comédia “Encantado’s” no dia 2 de maio. (UOL TV – Splash)

Comentar com o Facebook