Governo do Estado do Rio de Janeiro promove cultura e gastronomia fluminenses na Feira da Providência
Tradicional evento do Rio de Janeiro, a Feira da Providência 2014 foi aberta nesta quarta-feira (3) no Riocentro, em Jacarepaguá, com o tema Esporte, em celebração aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O Governo do Estado participa do evento, promovendo a cultura e a gastronomia fluminenses em estandes da Loterj (Loteria do Estado do Rio) e do RIOSOLIDARIO – Obra Social do Rio de Janeiro. O governador Luiz Fernando Pezão, a primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Horta Jardim, e o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, estiveram na abertura da feira.
– Tenho um carinho muito grande pela feira, que representa geração de emprego e renda para cidades do interior. Muitos municípios incentivam o artesanato. Os artesãos ficam o ano inteiro esperando o evento para comercializar seus produtos, pois sabem que é o melhor ponto de venda no ano, principalmente com a proximidade do Natal. Vamos sempre ajudar a feira e fortalecer as parcerias com os municípios – disse o governador.
Durante a abertura da 54ª edição da feira, a Loterj, em parceria com o RIOSOLIDARIO, doou 10 vans a instituições beneficentes e um ônibus para a Orquestra Maré do Amanhã.
– A Loterj é uma das patrocinadoras da Feira da Providência e doamos 11 veículos para entidades beneficentes. O ônibus que doamos para a Orquestra da Maré vai facilitar o deslocamento do grupo quando for se apresentar em cidades fluminenses – explicou o presidente da Loterj, Sérgio Ricardo de Almeida.
No estande da Loterj, o público conta com programação cultural, atividades de interação com o público, sorteios e venda de produtos. O espaço do RIOSOLIDARIO reúne trabalhos como bijuterias, mosaicos e bordados de 400 expositores do Programa de Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além disso, 13 representantes da Associação dos Produtores Agroindustriais do Rio também disponibilizam no local produtos típicos fluminenses, como os queijos de Santa Maria Madalena, doces e leite de cabra de Nova Friburgo e cachaças de Conceição de Macabu e Paty do Alferes. O espaço também oferece, para degustação do público, um café produzido sem agrotóxico em Porciúncula, no Noroeste. Os agricultores fazem parte do programa Prosperar, da Secretaria de Agricultura.
– A feira é uma importante oportunidade para os municípios apresentarem seus produtos típicos. Temos um artesanato e uma gastronomia riquíssimos em diversas regiões do estado. Isso dá visibilidade à nossa cultura e incrementa a nossa economia – afirmou a presidente de honra do RIOSOLIDARIO e primeira-dama do Estado.
– A feira é um evento muito importante no Rio de Janeiro e oferece uma oportunidade para as pessoas se promoverem e caminharem melhor no mercado – afirmou Dom Orani Tempesta. (Subsecretaria de Comunicação Social – Esther Medina – Foto: Shana Reis)


