Ninguém nasce sortudo

Opinião I 30.01.03

Por: sync

Compartilhe:

Prometeu.com
Algumas pessoas para as quais boas coisas sempre acontecem têm a fama de serem sortudas. Pois uma pesquisa feita com 400 pessoas (algumas classificadas como muito sortudas e outras como pessoas com pouca sorte) verificou que há diferenças básicas de comportamento entre elas, o que sugere que sorte não é um dom com o qual se nasce, mas sim algo construído e ampliado pela própria pessoa ao longo da vida. Quatro características tornam semelhantes todas as pessoas sortudas: 1) Elas criam oportunidades para que coisas boas aconteçam (maximizando suas relações e iniciativas, abrindo-se a novas experiências e adotando uma postura relaxada com relação à vida); 2) Elas tendem a tomar decisões seguindo sua intuição; 3) Essas pessoas também acreditam que de fato terão boa sorte e têm alguma obstinação em insistir em seus objetivos, antecipando para si mesmas o que acontecerá; e 4) Elas geralmente lidam bem com as situações ruins, utilizando técnicas psicológicas para si mesmos que transformam notícias ruins em motivos para novas ações e atitudes, adotando uma postura geralmente mais otimista do que pessimista. As conclusões desse estudo foram apresentadas por Richard Wiseman, professor de Psicologia da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido), no livro recém-lançado The Luck Factor (O fator sorte).
Em sua investigação, além de verificar que pessoas que adotam um comportamento com aqueles quatro ingredientes têm de fato mais sorte em atividades que teoricamente não teriam nenhuma relação com suas atitudes (como jogar em loteria ou comprar rifas), Wiseman também descobriu que pessoas com muita sorte desenvolvem algumas habilidades cognitivas como a de avaliar pessoas. Foi mostrado aos voluntários vídeos de pessoas falando a verdade e mentindo. As pessoas com mais sorte tiveram maior índice de acerto quando lhes foi perguntado quem estava falando a verdade ou não.
Mas para Wiseman, além de a sorte não ser algo que a pessoa simplesmente tem desde sempre, como olhos de uma cor ou de outra, também é algo que requer muito trabalho e persistência, ainda que essa pessoa tenha esse empenho de forma inconsciente, sem atentar para seu contexto e seus efeitos.

Comentar com o Facebook