Rede lotérica: ‘expansão e/ou extinção’

Opinião I 21.09.21

Por: Magno José

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Marcelo Gomes de Araújo*

O título deste artigo parece um trocadilho. A bem da verdade, poderia ser também nome de dupla sertaneja, mas infelizmente não é nem uma coisa nem outra.

A expansão se refere ao crescimento dos jogos on-line da caixa. Pesquisa realizada junto a seis casas lotéricas de Belo Horizonte, buscadas aleatoriamente, comparando os números de janeiro a julho de 2020, e igual período de 2021, constatou um aumento de 68% nas vendas dos jogos, via internet.

Nós não podemos nos enganar, a utilização cada vez maior dos procedimentos on-line é inexorável.

Sabemos também que a comissão paga aos lotéricos com essa modalidade de venda, é inferior que é paga quando o cliente comparece às lojas. Sem mencionar o fato que, frequentando a lotérica, o cliente sempre pode consumir outros produtos ou contratar serviços.

É evidente que a expansão dos jogos via internet é prejudicial aos empresários lotéricos, mas definitivamente não desejamos que este novo método acabe. Temos que conviver com ele, mesmo que seja um parasita a nos consumir e, de preferência, em perfeita harmonia.

A Caixa apresentou lucro de R$ 6,3 bilhões no segundo trimestre de 2021, 144,7% superior do que no mesmo período de 2020. Sem dúvida alguma, um resultado impressionante.

Mas e quanto aos empresários lotéricos? O que podemos fazer para que tenhamos um desempenho semelhante?

Na verdade, sem o total apoio da Caixa, nós não podemos fazer nada. Uma ótima iniciativa seria melhorar a remuneração pelos jogos feitos via internet, poderia ser o dobro do que é pago atualmente.

Como fazer isso? Para os especialistas em tecnologia, não é tarefa impossível.

A princípio, a identificação da casa lotérica pode ser agregada à plataforma utilizada no site de apostas da Caixa. Isso ainda proporcionaria ao empresário lotérico a possibilidade de verificar se os valores recebidos a título de comissão estão corretos.

Cada empresário poderia divulgar o serviço prestado pela sua lotérica!

Por exemplo: “Jogue no pé de Coelho”, basta clicar no site loterias online// pedecoelholoterica.com.br.

Diga-se de passagem, esse sistema já é amplamente utilizado pelos aplicativos de estacionamento rotativo em dezenas de cidades brasileiras.

Onde cada prestadora de serviço de estacionamento, através de software adequado, conecta na plataforma do site oficial. Essa sugestão representa um caminho para desviar a rede lotérica da extinção. De fato, uma rota a nos distanciar da extinção.

Há uma crença entre os criadores de gado bovino que os animais, inexplicavelmente, percebem quando estão sendo levados para o abate. Mas não conseguem reagir. Seguem resignados.

A morte das lotéricas só depende da Caixa, nossos eternos parceiros ricos!!!

Nós vamos reagir ou também vamos seguir resignados?

(*) Marcelo Gomes de Araújo é empresário lotérico e ex-presidente do Sincoemg.

Comentar com o Facebook