Luiz Antônio Simas lança livro sobre o jogo do bicho através da ótica da cultura popular

Jogo do Bicho I 21.06.24

Por: Magno José

Compartilhe:
Luiz Antônio Simas lança livro sobre o jogo do bicho através da ótica da cultura popular
‘Maldito invento dum baronete: uma breve história do jogo do bicho’ traz uma perspectiva inovadora sobre a historiografia carioca. O lançamento será neste sábado (22), no AlfaBar, Centro do Rio

O jogo do bicho como um elemento fundamental da cultura popular. Esse é o enredo da mais nova historiografia carioca de Luiz Antônio Simas: “Maldito invento dum baronete: Uma breve história do jogo do bicho”. A obra, editada pela Mórula, será lançada neste sábado (22), no AlfaBar, localizado no Centro do Rio, numa parceria com a Livraria e Edições Folha Seca. E uma roda de samba, comandada pelo músico Tiago Prata, marca a estreia da publicação.

“Simas investiga as origens e o desenvolvimento do Jogo do Bicho, não pela óptica usual, aquela que privilegia a contravenção ou o crime — mas numa perspectiva inovadora, que compreende o Jogo como elemento fundamental da cultura popular, integrada ao complexo metafísico que envolve o Samba, o Futebol, as Religiões de Terreiro, os modos de ser e fazer da nossa inestimável herança afro-indígena”, comenta o também escritor, Alberto Mussa, na resenha do novo livro do historiador Luiz Antonio Simas.

As vinte e cinco histórias deste livro – uma gota em um oceano de relatos, estudos, memórias e histórias que ainda precisam ser escritas – são propositalmente encruzilhadas em um caldeirão que mistura dramas urbanos, sonhos, superstições, mandingas, contravenções, crimes, horrores, arte, sociabilidade das ruas, fé, desespero, vivências e sobrevivências.

Tomando o tema do seu último livro como base, Simas falará no Soberania em Debate desta semana sobre a força da cultura popular, mas também sobre a violência que marca a história do Rio de Janeiro, passando pelo racismo e pelo desprezo (de sempre) ao povo pobre.

“Nem o paraíso da Cidade Maravilhosa, nem o inferno que reúne todas as mazelas possíveis e imagináveis. A Divina Comédia carioca também não mora no purgatório, em que a salvação e a danação dependem da justiça divina. A cidade do Rio de Janeiro é uma encruzilhada que desconcerta sonhos de pureza, utopias rebeldes, delírios higienistas, identidades cordatas, aspirações de ordem e impulsos de desordem. Mais enigma que solução, mais nublada do que solar, ela pulsa nas artimanhas cotidianas do comum, entre balas traçantes, repiques do samba, louvores de pastores, pontos de macumba, sirenes, choros descompassados, gargalhadas, e uma vaga esperança do dia melhor que pode se concretizar na interpretação feliz de um sonho”.

Luiz Antônio Simas lança livro sobre o jogo do bicho através da ótica da cultura popular 1

Maldito invento dum baronete: uma breve história do jogo do bicho, Luiz Antonio Simas tem o preço de capa de R$ 80,00 e pode ser adquirido na Mórula Editorial.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiz Antonio Simas (@luizantoniosimas)

Comentar com o Facebook